Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para Processo Seletivo 2023.2 encerram nesta quinta (20)

Inscrições para Processo Seletivo 2023.2 encerram nesta quinta (20)

Criado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 10h22 | Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 10h22 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 11h25

Ao todo são 1.350 vagas ofertadas para cursos nas modalidades técnico subsequente e de graduação

*Por Letícia Oliveira, estagiária sob supervisão

Prazo feedEncerram nesta quinta-feira (20), as inscrições para o Processo Seletivo 2023.2 do Instituto Federal de Sergipe (IFS). São 400 vagas para os cursos de graduação disponíveis nos campi: Aracaju, Lagarto e São Cristóvão e 950 vagas para os técnicos subsequentes nos campi: Aracaju, Estância, Glória, Itabaiana, Lagarto, Propriá, São Cristóvão, Socorro e Tobias Barreto. Ambas as modalidades são direcionadas para quem já concluiu o ensino médio.

Saiba como se inscrever e como vai ser a seleção

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma on-line, a partir do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.

Para a seleção dos candidatos aos cursos de graduação, o IFS utilizará o Boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como forma avaliativa, sendo válidas as edições de 2011 a 2022.

Para os cursos técnicos subsequentes, a seleção ocorrerá por meio da avaliação do histórico escolar de conclusão do ensino médio ou equivalente, em que estejam apresentadas as médias dos 1º e 2º anos das disciplinas de Português e Matemática.

Reserva de vagas

Em cumprimento à Lei 12.711 de 29/08/2012, o IFS disponibiliza 50% de suas vagas para ampla concorrência independentemente de ter estudado em escola pública, renda ou etnia, sendo que 5% destas são destinadas às pessoas com deficiência (PcD).

Já as demais vagas estão destinadas em 25% para estudantes negros (pretos ou pardos) e indígenas provenientes de escola pública (com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência), e 25% delas para estudantes provenientes de escolas públicas (independentemente da etnia) com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência.

Assim, os aprovados como candidatos negros (pretos ou pardos) passarão por uma banca de avaliação de heteroidentificação étnico-racial. Já os candidatos inscritos como PcD passarão por uma avaliação médico-pericial.

Fique de olho nas datas

A inscrição para o processo seletivo do IFS termina em 20/04/2011. Os resultados preliminares serão divulgados em 02/05 e a fase para entrar com recurso contra o resultado preliminar ocorrerá nos dias 02 e 03/05. Por fim, o resultado final vai estar disponível na página do Processo Seletivo do IFS, no dia 04/05.

Editais disponíveis

Clique aqui para acessar o Edital nº 04/2023/DGI/Proen para os Cursos de Graduação.

Clique aqui para acessar o Edital nº 05/2023/DGI/Proen para Cursos técnicos Subsequentes.

registrado em: