Página inicial > Últimas Notícias > IFS divulga Relatório de Gestão 2022

IFS divulga Relatório de Gestão 2022

Criado: Terça, 18 de Abril de 2023, 19h08 | Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 19h08 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 12h11

Prestação de contas anual do IFS está no site institucional desde o mês de março

Relatório CapaO Instituto Federal de Sergipe (IFS) por meio da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN), torna público o Relatório de Gestão – Exercício 2022. O documento é uma exigência da lei e prevê a prestação de contas dos gestores do IFS por meio da divulgação das ações executadas e avaliação dos resultados obtidos ao longo do ano de 2022. A publicação visa também facilitar a auditoria dos órgãos de fiscalização do Governo Federal, bem como permitir ao público de uma forma geral conhecer os resultados, através da publicidade e transparência dos atos.

A coleta de informações para o relatório ocorreu entre os meses de dezembro de 2022 e março de 2023; mesmo mês que foi lançado no site da instituição, aprovado pela Auditoria Interna e apreciado pelo Conselho Superior. Vale ressaltar que o desempenho institucional é avaliado trimestralmente por meio das Reuniões de Análises Estratégicas (RAE) e acompanhadas pelo sistema “Geplanes” - um software público desenvolvido para ser utilizado como ferramenta de gestão em organizações públicas ou privadas – e pelo “Monitor de Ações”.

site transparencia IFSCom o fim dos trabalhos, o relatório evidenciou que o percentual de alcance das metas institucionais foi de 87%. De acordo com o documento, “valor expressivo dentro da margem do que se considera desejável, porém passível de aperfeiçoamento”.  Entre os principais resultados alcançados estão o estabelecimento de diretrizes para otimização e proporcionalidade dos recursos orçamentários; a implementação de Programas de formação continuada para gestores, docentes, técnicos administrativos e equipe pedagógica; a implantação do programa de gestão, de acordo com a Instrução Normativa do Ministério da Economia (IN ME nº 65/2020); a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI); entre outros.

Já as causas ou impedimentos para alcance das metas, de acordo com o relatório dizem sobre o contexto pós-pandêmico e o retorno às atividades presenciais que trouxe uma série de desafios como a falta de investimentos, os sucessivos bloqueios orçamentários, a insegurança após longo período de isolamento, o déficit de aprendizagem dos alunos e a falta de políticas de ensino institucionalizadas, que impactaram o alcance das metas planejadas, entre outras ações.

O relatório também aponta desafios futuros; entre eles estão o de desenvolver diretrizes para a realização de parcerias com o setor produtivo/empresarial, para a produção de pesquisa e inovação; o de promover a articulação entre as linhas de pesquisa e as atividades de extensão, ou seja, a correlação com as necessidades socioeconômicas locais e regionais; o de adequar a infraestrutura física, tecnológica e de pessoal projetada para a sede e para os polos de EaD, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); compatibilizar os projetos pedagógicos dos cursos de EaD com as metodologias e tecnologias adotadas; além de realizar o levantamento das instalações, equipamentos e recursos tecnológicos existentes em relação aos cursos e programas previstos e; aperfeiçoar as estruturas organizacionais nos diferentes níveis de gestão.

Para ler o Relatório de Gestão – Exercício 2022 completo. Acesse:

Visite também o site da Transparência e Prestação de Contas do IFS

registrado em: