Página inicial > Últimas Notícias > IFS adere ao “Abraço pela Paz” e fará ato simbólico em seus campi nesta sexta, 28
PAZ NAS ESCOLAS

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 10h13 | Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 10h13 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 14h31

Ação visa o combate à cultura do medo e à violência nas escolas

capa abracoComo forma de celebrar o Dia Mundial da Educação e promover ações voltadas à cultura de paz nas escolas e na sociedade, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), através de seus campi, participará do “Abraço pela Paz”, ato nacional que envolverá outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A iniciativa vem do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e será realizada nesta sexta, 28, a partir das 9h, nos prédios de cada campus do IFS. A ideia é que toda comunidade acadêmica possa estar envolvida na campanha. Assim, é essencial que professores, técnicos, estudantes e terceirizados possam estar presentes no ato.

No âmbito do Instituto Federal de Sergipe, participarão do “Abraço pela Paz”, os campi: Aracaju, Socorro, Estância, Glória, Itabaiana, São Cristóvão, Tobias Barreto e Propriá.

Com base no material de comunicação enviado pelo Conif, o IFS sugere algumas recomendações aos participantes:

• Vista-se de branco;
  • Chegue antes das 9h e dirija-se à frente do seu campus;
  • Tire fotos com seus amigos;
  • Faça posts em suas redes sociais usando as hashtags: #BrasilUnidoPelaPaz #EscolaSegura #RedePelaPaz #IFSpelaPAZ
  • Marque as páginas do Conif: @conifoficial e do IFS: @ifsergipe_oficial

Governo Federal

No último dia 20 de abril, o Governo Federal lançou a campanha “Tamo junto pela paz nas escolas”, a fim de sensibilizar a sociedade para a promoção de um ambiente escolar de paz. As instituições da Rede Federal, por meio de adesão do Conif, integram o movimento pela paz.

Além dessa ação, o Ministério da Educação (MEC) publicou, no dia 19, a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”, em formato digital, que visa orientar toda a comunidade escolar, incluindo estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, de proteção e de assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança; entre outros.

A publicação faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MEC, para o desenvolvimento de medidas preventivas e imediatas de proteção ao ambiente escolar. O objetivo da cartilha é dar mais eficácia aos programas de prevenção, intervenção e posvenção de atos de violência nas escolas, institutos federais, universidades e em outras instituições de educação.

registrado em: