IFS vai realizar concurso para preenchimento de vagas ainda este ano
Quantidade, porém, ainda não está definida
Atenção concurseiros de plantão! O Instituto Federal de Sergipe vai realizar prova para preenchimento de vagas nos diversos campi para professores e técnicos administrativos. A data, o número de vagas e os cargos anda não foram definidos, mas segundo a comissão criada para a realização do concurso, ele acontecerá ainda este ano.
De acordo com a reitora Ruth Sales Gama de Andrade, na reunião do Colégio de dirigentes realizada na sexta-feira, 14, no auditório do Centro de Pós-Graduação do IFS, todos os campi têm deficiências de servidores e o governo já assinalou a realização de concursos. “Lá em Brasília o que se fala é isso: concurso para diminuir o déficit da rede. Ainda não podemos divulgar o número de vagas que serão disponibilizadas para nós, mas posso adiantar que aqui no IFS já temos uma comissão composta que já está trabalhando para esse fim”, disse.
A Comissão mencionada pela reitora foi instituída por meio da Portaria 773/2023, em março deste ano. “A comissão está na fase de elaboração de estudo técnico preliminar e do termo de referência que irão respaldar a contratação da organizadora (da prova)”, explicou Moema Dantas Bispo, membro da comissão. Ela ainda ressaltou que as vagas para esse concurso são provenientes de exoneração, aposentadoria e vacância.
Mais Concursos
Na última quarta-feira, 12, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei do Congresso Nacional – PLN 12/2023, que prevê a alteração na Lei Orçamentária Anual (LOA). Com a aprovação, 5 mil vagas serão incluídas ao banco de professor-equivalente (BPEq) e quadros de referência dos técnico-administrativos em educação (QRSTAE) em todo país.
PLN é uma proposição destinada a dispor sobre matéria orçamentária de iniciativa exclusiva do chefe do Poder Executivo, analisada pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que sobre ela emitirá parecer, e apreciada pelo Congresso Nacional.
A PLN 12/2023 prevê investimento de 202,8 milhões de reais e permitirá a contratação de professores e técnicos administrativos para as instituições federais ainda este ano. A ampliação das vagas foi solicitada pelo Ministério da Educação (MEC) e endossada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, A última ampliação do BPEq e QRSTAE foi realizada em 2018 e sofreu uma redução de 65% do total solicitado, o que intensificou a demanda reprimida já existente. Desde então, não haviam sido autorizadas novas ampliações.
Agora o projeto segue para a sanção presidencial e em seguida, o Ministério da Educação deve emitir portaria com o quantitativo de vagas destinadas para cada Instituto Federal.
Redes Sociais