IFS lança edital com 20 vagas para curso de Português como Língua Adicional
Início das aulas está previsto para agosto e as inscrições poderão ser feitas a partir desta quinta-feira, 20, até o dia 30 de julho
Por: irion Martins (estagiário de Jornalismo), com supervisão de Monique de Sá
Foi publicado nesta terça-feira, 18, o edital nº 02/2023 que abre inscrições para o preenchimento de vagas da segunda turma do curso de Português como Língua Adicional. A iniciativa da Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), em parceria com o Departamento de Educação a Distância, tem por objetivo ensinar ou aprimorar o uso da língua portuguesa escrita e falada no Brasil.
O curso beneficiará imigrantes ou refugiados maiores de 16 anos, de qualquer nacionalidade, sendo priorizados aqueles que têm o espanhol como língua materna, conforme a resolução da Rede Federal. A formação faz parte da adesão ao Programa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), por meio do Edital CONIF/AI Nº 11, de 13 de junho de 2022.
Com 20 vagas para composição de uma turma única, a seleção seguirá a ordem de inscrição. Para concorrer, os candidatos devem ler atentamente o edital e realizar inscrição até o dia 30 de julho, além de dispor de acesso à internet e aparelhos tecnológicos para acompanhamento das aulas, que acontecerão a distância, a partir de 09 de agosto no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O curso tem duração prevista de 25 semanas - o que equivale a 250 horas.
Frederico Chaves, assessor de Relações Internacionais do IFS, conta que esta é a segunda turma formada somente por estrangeiros na história da instituição em Sergipe. A primeira, que iniciou suas atividades em março deste ano, encaminha-se para a conclusão em 28 de julho. "A turma é formada por 16 alunos de nove nacionalidades diferentes, oriundos de quatro continentes: Afeganistão, Paquistão (Ásia); Gana (África); Dinamarca, Inglaterra (Europa); Canadá, Peru, Venezuela e Uruguai (América)", revela.
Ele ainda acrescenta que a maioria desses estudantes reside em Sergipe e possui um nível na Língua Portuguesa variado, que vai desde nenhum contato com a língua, até aqueles que estão interessados em aprimorar o conhecimento do idioma escrito e falado no Brasil.
Para mais detalhes sobre o cronograma de inscrição e acerca da documentação exigida no ato da matrícula, acesse o edital na íntegra. Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo ou dificuldades em realizar a inscrição, os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Relações Internacionais pelo e-mail assri@ifs.edu.br ou ead@ifs.edu.br.
Redes Sociais