Página inicial > Últimas Notícias > IFS Poço Redondo reúne a comunidade e dá início às atividades de ensino
ALTO SERTÃO

IFS Poço Redondo reúne a comunidade e dá início às atividades de ensino

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 16h50 | Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 19h59 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 20h01

Aula Inaugural trouxe em sua programação uma roda de conversa e apresentações culturais

3 1O Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Poço Redondo, deu o pontapé inicial às atividades de ensino na unidade, através da realização, nesta sexta, 04, de uma aula inaugural para docentes da rede municipal de ensino matriculados no Curso de Formação Inicial Continuada (FIC), na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com ênfase em Educação do campo.

1 1O evento possibilitou uma roda de conversa com o tema: “Políticas públicas para Educação no e do campo e as perspectivas na atual conjuntura nacional”, contando com a mediação da secretária de Educação de Poço Redondo, Rogéria Gomes e participação da professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS): Marilene Santos e da representante do Comitê Estadual de Educação no campo: Acácia Daniel.

7Em sua fala, Acácia abordou a política em educação do campo, trazendo como referência a legislação e a luta por esse direito, e a juventude junto aos movimentos sociais como protagonistas para a conquista do IFS no alto sertão. Já Marilene destacou as perspectivas, a partir da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI).

8“Importante discutir o que tem se colocado como possibilidade de política para educação do campo atualmente. Então se faz necessário tratar dos dois principais programas que desenvolvem ações neste sentido: o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)”, destacou Marilene.

6Como secretária de Educação da cidade, Rogéria reforça a importância da relação estabelecida entre o IFS e o Município, além de enaltecer esta iniciativa de capacitação dos professores da rede. “Nós vivemos no campo, nosso município é formado por 72% de zona rural. Nossas maiores escolas estão no campo, por isso entendemos a relevância deste momento de formação, de capacitação, para partilhar, ouvir e dialogar”, diz a gestora.

Novas perspectivas

Desde 2021, a unidade de Poço Redondo vem desenvolvendo atividades e projetos ligados à pesquisa e a extensão, como o Hortas Pedagógicas, o AgroIFNordeste e um projeto cultural junto ao Raízes Nordestinas - um grupo folclórico da região.

5Inaugurado oficialmente em maio deste ano, este é o pontapé inicial das atividades de ensino no campus, por isso, de acordo com a reitora Ruth Sales, este momento é importante e necessário para todos da região do alto sertão, já que a unidade de ensino mantém uma relação muito próxima com as comunidades locais.

“Inicialmente esta primeira turma atenderia a 100 alunos, mas já ultrapassamos esse número e o nosso objetivo é avançar ainda mais. Sem dúvidas, este é um momento de conquista e fruto de um trabalho desenvolvido por ‘n’ mãos. O campus está de parabéns! Deu início a suas atividades sem professores e técnicos, mas nos debruçamos sobre esse desafio e saímos vitoriosos”, ressalta a reitora.

Ruth confirma também que em breve será realizado um concurso público com aproximadamente 170 vagas, a fim de que se atenda demandas em todos os campi, tanto em relação ao corpo docente, quanto ao corpo técnico administrativo, sendo a unidade de Poço Redondo uma das contempladas.

2 1Por isso, no próximo ano, além de cursos FIC e na modalidade EJA profissionalizante, o IFS Poço Redondo passará a ofertar vagas em cursos regulares. “Estamos alegres com todas essas realizações porque é uma luta dos movimentos sociais e de toda a sociedade da região. Esse campus tem muita representatividade! Ainda mais em um local onde os índices de desenvolvimento são baixíssimos, então esperamos que possamos contribuir para o desenvolvimento local”, reflete Irinéia do Nascimento, diretora-geral do campus.

Presenças

4Também participaram da aula inaugural: a diretora administrativa do campus, Elizete Ferreira; o gerente de ensino, Eduardo Carpejani; o pró-reitor de Pesquisa e Extensão, José Osman dos Santos; o pró-reitor de Ensino, Alysson Barreto; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Menezes Júnior; a coordenadora pedagógica do curso FIC EJA EPT, com ênfase em Educação no campo, Carla Conceição de Andrade; e a representante dos movimentos sociais de atuação na região, Rafaela Alves.

DSC 0396Investimento

A unidade do IFS em Poço Redondo é fruto da terceira fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação, promovida desde 2005 pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Foram investidos mais de R$ 6 milhões na obra (R$ 6.472.099,67), numa área total construída de mais de 1400 m², com salas de aula; biblioteca; auditório; espaço de convivência; salas de professores, de administração, de direção, de estudos, de atendimento psicológico, para a assistência social; além de sanitários; estacionamento; bicicletário; etc.

registrado em: