Página inicial > Últimas Notícias > IFS realiza Café com Ciência, trazendo para o debate “Moda e Turismo”

IFS realiza Café com Ciência, trazendo para o debate “Moda e Turismo”

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 10h07 | Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 10h11 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2023, 10h16

Evento será presencial, no Centro de Pós-graduação do IFS, localizado na Rua Francisco Portugal, nº 150, bairro Salgado Filho.

Café com ciência setembro 2023Promover a Ciência, abarcando temas ligados à moda e ao turismo. Assim foi idealizada a 4ª edição do Café com Ciência, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo do Instituto Federal de Sergipe (PPMTUR/IFS). Este ano, o encontro acontece em 04 de outubro, das 14h às 18h, no auditório do Centro de Pós-graduação do Instituto.

A ideia é que a partir de mais esta edição, a comunidade interna e externa possa ter acesso ao tema: “Moda e Turismo”, por meio de uma roda de conversa, de uma maneira lúdica e acessível a todos, despertando motivações para pesquisas e iniciativas na área. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 03 de outubro no Sistema de Publicações do IFS, o SisPubli.

Ilka Bianchini, professora e coordenadora do PPMTUR, explica que a escolha do tema partiu da apresentação feita pela Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense no carnaval deste ano, que a consagrou vitoriosa com um samba-enredo sobre a história de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

“O PPMTUR acreditou ser importante trazer para o debate o papel da moda na divulgação turística de uma região, afinal o figurino da filha de Lampião durante a apresentação carnavalesca foi feito por Rafaela Castro, do Severinas, o que trouxe notoriedade nacional e despontou o nome de outros estilistas sergipanos”, ressalta Ilka.

Por isso, além de Rafaela, a roda de conversa contará com a participação também de Lucas Lemos, artista plástico e arquiteto, que tem sapatos usados por atores, cantores e artistas nacionais; e de Althair Santo, profissional que já desenhou figurinos de novelas da Globo ambientadas no nordeste e hoje tem suas peças exportadas para diversos países.

“Vamos abordar a trajetória de cada um, bem como a visão de regionalidade (ou não) da moda. Compreender se eles acreditam que a moda promove um destino turístico, quais dificuldades eles observam por serem de Sergipe, o que observam de positivo na moda sergipana, o que temos feito de bom, dentre outros aspectos”, antecipa Ilka.

Confira um pouco do currículo dos convidados:

Lucas Lemos Café com ciência 2023Lucas Lemos é artista plástico e arquiteto. É filho de uma professora e artesã, sendo educado desde cedo com a prática dos trabalhos manuais. Reside na capital sergipana há 11 anos, onde firma suas raízes, alicerça sua identidade e constrói suas próprias narrativas a partir da sua marca TSURU Arte em Couro. Através dela, consegue descobrir possibilidades da valorização de sua cultura, por meio do couro legítimo - matéria-prima resistente, multifacetada e transcendental que apresenta uma forte relação com a história do estado de Sergipe. @voudetsuru

Rafaela castro Café com Ciência 2023Rafaela Castro é historiadora por formação, mas a moda sempre foi sua primeira opção de curso. Começou revendendo multimarcas cariocas na modalidade sacoleira e resolveu, em 2018, reformular o próprio negócio lançando uma marca autoral com DNA regional: a Severinas. Esta foi pensada e criada para vender as potencialidades de Sergipe. Rafaela almeja continuar no ramo por muito tempo, levando as riquezas, por meio da moda, para o maior número de pessoas possível. @seveerinas

Althair Santo Café com ciência 2023Althair Santo é formado em Design de Moda pela Faculdade Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Cetiqt/RJ). Estagiou na empresa Guess U.S.E e trabalhou na Phytoervas Fashion/ SP, Fashion Rio e São Paulo Fashion Week. Fez figurinos para o filme: “Orquestra dos Meninos”/TV Globo, para a minissérie “Med Maria”/ TV Globo, para a novela “Cheias de Charme”/TV Globo, para a Cubos Companhia de Dança/SE, etc. Foi consultor no Projeto PROMOS, da Câmara de Comércio de Milão/ BID Banco Interamericano de desenvolvimento e Sebrae, na área de desenvolvimento de coleções. Atualmente é líder de processos do segmento de moda e produção cultural e design do Senac Sergipe e embaixador do Fashion Revolution Brasil. @altairsantoo

registrado em: