Página inicial > Últimas Notícias > Projeto busca valorização de pautas ligadas ao gênero, ao orgulho LGBTQIAP+, à raça e ao combate à intolerância religiosa
INCLUSÃO

Criado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 13h56 | Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 13h56 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 11h55

LOGOEm uma época marcada por crescentes discussões sobre inclusão, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) se destaca ao implementar uma série de medidas que promovem e reforçam o respeito às diversidades. Uma delas é o projeto "Visibilizando as Diferenças no IFS", que aborda de forma abrangente questões de gênero, racismo, orgulho LGBTQIAP+ e intolerância religiosa. Até o momento, o projeto implementou ações como o “Calendário da Visibilidade” e o mapeamento da rede de apoio. Em dezembro, está previsto o evento “Eu Somos Muito”, que reforçará o compromisso da instituição com as singularidades.

A relevância do projeto pode ser verificada nos números que envolvem os temas. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública registrou 1.321 feminicídios no Brasil, dos quais 19 ocorreram em Sergipe. Além disso, o estado teve um aumento de 18% nos boletins de ocorrência relacionados a violências sexuais. Quanto à violência contra a população LGBTQIAP+, o Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ mostrou um aumento de 33,33% em mortes violentas dessa população no país em relação ao ano anterior - Sergipe contabilizou 4 dessas mortes. Já uma pesquisa do Data Poder 360, realizada em 2020, revelou que 81% dos entrevistados brasileiros reconhecem o racismo no país, e 34% admitem ter preconceito contra pessoas negras.

Ações

Desde junho, diversas iniciativas foram lançadas com o objetivo de contribuir para a redução destes números. O “Calendário da Visibilidade", por exemplo, destacou datas significativas relacionadas às questões das diferenças e suas interseccionalidades, como os dias da capoeira e do capoeirista, do orgulho lésbico e dos povos indígenas. Esse esforço teve como foco incentivar a reflexão e sensibilização sobre temas, muitas vezes, marginalizados na sociedade.

Além da divulgação do calendário, o IFS, com o apoio de seus campi, realizou o mapeamento da rede de apoio voltado para casos de violência em suas várias dimensões, como gênero, raça e intolerância religiosa. Este levantamento teve a finalidade de fortalecer o direito inerente de cada pessoa de ser diferente e de ser respeitada em suas singularidades. Em dezembro, está programado o evento "Eu Somos Muito", que enfatizará o compromisso do instituto com a valorização das diferenças

De acordo com o psicólogo Aurivar Fernandes, do campus Tobias Barreto, através das ações do projeto o IFS demonstra seu compromisso com a criação de um ambiente mais inclusivo e respeitoso, no qual todos os seus membros possam se sentir vistos, ouvidos e valorizados. “O projeto "Visibilizando as Diferenças no IFS" é apenas um passo nessa direção, mas um passo fundamental para a construção de uma educação mais igualitária e humana”, aponta. O projeto foi elaborado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas.

Conheça o projeto: https://www.ifs.edu.br/guia-do-servidor/315-hotsite-progep/10865-projeto-visibilizando-as-diferencas-no-ifs

registrado em: