Página inicial > Últimas Notícias > Propex publica edital de seleção de projetos de iniciação científica para estudantes oriundos de ações afirmativas
OPORTUNIDADE

Criado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h01 | Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h01 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 10h33

Para concorrer, os estudantes regularmente matriculados em curso de graduação no IFS devem ter ingressado por meio de ação afirmativa

Por Irion Martins, com supervisão de Monique de Sá

capa pibic newCom o objetivo de fomentar a participação e a divulgação científica, bem como introduzir o letramento no método científico, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) torna público o edital de seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica de Ações Afirmativas (PIBIC AF). Os projetos de pesquisa selecionados serão desenvolvidos pelos estudantes e orientadores em um período de 11 meses, vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O proponente (docente orientador) tem até 26 de setembro para submeter seu projeto no Sistema de Publicações do IFS (SisPubli), plataforma na qual o usuário deve ter seu cadastro atualizado em 2023.

O ingresso por ações afirmativas refere-se ao estudante que participou do processo seletivo da graduação por meio do sistema de cotas, seja por ter estudado em escola pública, baixa renda, etnia ou Pessoa com Deficiência (PcD). Após aprovação das propostas, para concorrer como estudante bolsista, é necessário possuir currículo lattes atualizado e Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 6,0. Para alunos do primeiro período, a exigência do IRA não se aplica.

Ao submeter seu projeto de pesquisa à avaliação, o proponente (docente orientador) deve elaborar um PDF cego, isto é, um documento PDF sem qualquer identificação, do campus ao qual está vinculado ou de disciplinas cursadas. Se essas informações fazem parte do título da pesquisa ou do corpo do texto, elas devem ser substituídas por XXXXXXXXX. Por exemplo, os títulos de projetos: “Desenvolvimento de inseticida orgânico para o combate de insetos no Campus XXXXXXXXX” ou “Um estudo epistemológico sobre a perspectiva dos estudantes da disciplina XXXXXXXXX sobre o ChatGPT”.

As propostas de estudo em iniciação científica serão julgadas no quesito de sua originalidade, relevância, viabilidade e mérito técnico-científico. Além disso, elas devem conformar-se com uma das quatro linhas propostas pelo edital, que são eixos temáticos de pesquisa e estão divididos em:

• • LINHA 1 – Cultura Afro-brasileira e Indígena e Ancestralidade: esta linha tem como objetivo discutir temas relacionados à Cultura Afro-brasileira e Indígena e Ancestralidade. Ademais, os temas deverão dialogar com as ações realizadas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFS;
  • • LINHA 2 – Inclusão, Acessibilidade, Tecnologias Assistivas e Adaptações Curriculares: esta linha tem como objetivo ampliar a discussão sobre temas relacionados à educação inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ademais, os temas deverão dialogar com as ações realizadas pelo Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (Naedi) do IFS;
  • • LINHA 3 – Agricultura Familiar: esta linha tem como objetivo ampliar a discussão sobre temas relacionados à Agricultura Familiar no estado de Sergipe. Ademais, os temas poderão dialogar com temas transversais que contribuam para o avanço da agricultura família no estado, como por exemplo, novas tecnologias;
  • • LINHA 4 – Matriz Energética e Energia Limpa: esta linha tem como objetivo ampliar a discussão sobre temas relacionados à matriz energética, principalmente aos temas relacionados à energia limpa;

Os esclarecimentos e informações adicionais sobre este Edital podem ser obtidos junto à Diretoria de Pesquisa e Pós- Graduação – DPP/PROPEX, pelo e-mail dpp.propex@ifs.edu.br ou pelo telefone (79) 3711-1448. Leia o Edital 07/2023/DPP/PROPEX/IFS na íntegra clicando aqui!

registrado em: