Página inicial > Últimas Notícias > IFS promove workshop para discutir a curricularização da extensão
A EXTENSÃO NO ENSINO

IFS promove workshop para discutir a curricularização da extensão

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Criado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 10h04 | Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 10h18 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 17h41

O evento, realizado no auditório do Centro de Pós-Graduação do IFS, foi organizado pela PROPEX e pela PROEN

publico geral e mesaO Instituto Federal de Sergipe está em fase de idealização de mudanças dos Projetos Pedagógicos de seus cursos. A adequação é necessária para atender às diretrizes do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e à Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, e garantir que pelo menos 10% da carga horária curricular seja realizada em atividades de extensão. Com o intuito de proporcionar um espaço formativo, foi realizado, nessa quinta-feira (21), o Workshop Curricularização da Extensão na Rede EPT: avanços e desafios.Compareceram ao evento professores, técnicos administrativos em educação do IFS, diretores-gerais de campus, diretores e gerentes de Ensino, coordenadores de cursos de graduação, pró-reitores, além de integrantes de Núcleos Docentes Estruturantes.

mesa aberturaO primeiro momento da formação contou com falas institucionais do pró-reitor de Pesquisa Extensão e Inovação, prof. José Osman dos Santos, do pró-reitor de Ensino, prof. Alysson Barreto, e da reitora do IFS, prof.ª Ruth Sales Gama, a qual destacou que aquele era um momento fundamental de trabalho, dada a urgência da mudança. “Cada curso é responsável por rever o seu PPC e todos aqui devem contribuir com esse projeto, tornando-se inclusive multiplicador em seu campus de atuação”, convidou a reitora. Na sequência, os músicos e servidores do IFS Daniel Freire, ao piano, e James Bertisch, à bateria, realizaram uma breve apresentação musical.

osmanEm seguida, foi iniciada a primeira palestra do dia, intitulada “Curricularização da Extensão: expandir Horizontes e transformar vidas”, proferida pelo professor José Osman dos Santos (PROPEX/IFS). O docente abordou aspectos conceituais da extensão, além de aspectos legais e possíveis formatos. “A extensão possui caráter mediador e interdisciplinar e ressignifica o conhecimento, despertando a consciência social do trabalho no estudante, permite integração, responsabilidade e promove o bem-viver”, destacou.

DimaeliaApós a palestra, os participantes realizaram um breve intervalo e retornaram para a última discussão da programação matinal: um painel com um representante do Instituto Federal do Piauí, instituição pioneira nesse processo de adequação e que já conta com a extensão em 100% dos currículos de seus cursos.

A convidada externa, a profª. drª Divamélia Gomes, explanou sobre o processo de implantação da mudança no IFPI e as etapas posteriores. “Num primeiro momento, realizamos estudos, análises e escuta de experiências que nos levaram a tentar responder como transformar a extensão em ação”, explicou. De acordo com a docente, foram criados os projetos integradores, em diversos cursos e módulos e à medida que são realizados, a cada semestre, os resultados são apresentados em eventos e revistas institucionais, o que permite a visualização dos pontos que necessitam ajustes. A professora Divamélia destacou ainda que, atualmente, a instituição enxerga a questão de como fomentar essas ações de extensão um desafio.

20230921 091558A última parte do Workshop foi realizada à tarde, com a palestra “Curricularização da Extensão no IFS: conjuntura atual das reformulações dos PPCs”, ministrada pelo Prof. Alysson Barreto (PROEN/IFS). Em sua fala, o docente abordou a resolução nº 122/2022 do IFS, que regulamenta esse processo na instituição. “A extensão vem possibilitar um maior impacto social das atividades de ensino e pesquisa e nos aproximar da sociedade como um todo. É fundamental que a comunidade acadêmica do IFS participe do processo de elaborar que ações extensionistas serão desenvolvidas, é um momento de pensar e propor em conjunto”, explicou o professor.

A docente Sandra Rocha, atualmente coordenadora do curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho no Campus Socorro do IFS, destacou que o evento teve uma abordagem diferenciada. “Nós que estamos na linha de frente dessa operacionalização tivemos a oportunidade de adquirir conhecimento sobre casos exitosos como o do IFPI. Também obtivemos detalhes acerca do nosso regulamento interno e de como a nossa contribuição é significativa porque essa mudança não vem pré-estabelecida, num molde engessado, sendo necessária ampla participação”, ressaltou.

Já a professora Rosanne Albuquerque, docente ligada à Coordenadoria de Licenciatura em Química do Campus Aracaju do IFS, reconheceu que são muitos os desafios para implementar a extensão nos PPC's. “A curricularização é uma ação importante e o evento salientou o quão urgente e necessária ela é, para que nossos alunos tenham um melhor diálogo entre teoria e prática, bem como, um papel diferenciado no mercado de trabalho”, frisou a docente.

registrado em: