Página inicial > Últimas Notícias > IFS publica editais com mais de duas mil vagas em cursos técnicos e de graduação
PROCESSO SELETIVO

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 08h55 | Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 10h03 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 12h01

As oportunidades são para cursos técnicos integrados ao nível médio, subsequente e superior

capa pss 2024A data mais aguardada do ano chegou! O Instituto Federal de Sergipe, através do Departamento de Gestão de Ingresso (DGI), acabou de lançar os editais referentes ao Processo Seletivo 2024.1 para ingresso no primeiro semestre do próximo ano. As oportunidades de entrar para uma instituição de referência no estado são para os cursos técnicos integrados ao nível médio, técnico subsequente e de graduação.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma on-line, via sistema, no período de 04/10 a 29/12 (cursos técnicos integrados) e de 04/10 a 13/11 (cursos de graduação e técnico subsequente). A forma de ingresso para os cursos técnicos ocorrerá via sorteio eletrônico. Já para cursos superiores, a partir da análise de uma das edições (2011 a 2023) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São cerca de 2.300 vagas ofertadas nos campi: Aracaju, Estância, São Cristóvão, Lagarto, Itabaiana, Glória, Socorro, Tobias Barreto e Propriá. Nos editais, há a previsão de vagas para as chamadas ações afirmativas (cotas), sendo destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e provenientes de escolas públicas; ou para aqueles que independente de raça, são oriundos de escolas públicas; além de vagas específicas para pessoas com deficiência (PcD).

Técnico Integrado (nível médio)

A modalidade de ensino técnico integrado ao nível médio oportuniza que os estudantes cursem o nível médio ao mesmo tempo em que faz um técnico. Atenção! Ao se inscrever nesta modalidade, o candidato deve ter até 17 anos, inclusive no ato da matrícula – caso seja aprovado. A seleção ocorrerá através de um sorteio eletrônico público, em 09 de janeiro de 2024 (o resultado ficará disponível no mesmo dia), sendo este exibido no canal oficial do IFS no YouTube e disponibilizado posteriormente na página oficial do Processo Seletivo.

No total, estão abertas 940 vagas para os campi: Aracaju, Estância, Lagarto, Itabaiana, Glória, São Cristóvão, Socorro e Tobias Barreto. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário eletrônico, informar campus, curso e reserva de vaga. Não será permitida a utilização de CPF dos pais ou de responsável legal para se inscrever.

Acesse o edital nº 16/2023/DGI/Proen, clicando aqui!

Graduação (nível superior)

O Instituto Federal de Sergipe também disponibiliza 432 vagas em diversos cursos superiores nos campi: Aracaju, Lagarto, São Cristóvão, Itabaiana, Glória, Estância e Propriá, para ingresso no 1º semestre de 2024. Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem utilizar o boletim do Enem de uma das edições de 2011 a 2023. Por meio do sistema, os interessados deverão inserir as notas de Português e Matemática, além de anexar o boletim do Exame Nacional gerado diretamente do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O resultado preliminar desta modalidade está previsto para 20 de novembro, enquanto o resultado final para 24 do mesmo mês.

Acesse o edital nº 17/2023/DGI/Proen, clicando aqui!

Técnico Subsequente (nível médio)

Se você já concluiu o ensino médio e deseja ter acesso a uma formação técnica, esta é sua chance! São 920 vagas para o técnico subsequente destinadas aos campi: Aracaju, São Cristóvão, Estância, Lagarto, Propriá, Socorro, Itabaiana e Tobias Barreto. A forma de ingresso também acontecerá via sorteio eletrônico, a ser realizado em 20 de novembro deste ano (resultado disponível na mesma data), a partir da inscrição dos candidatos no site da seleção.

O candidato, ao se inscrever, terá um número atribuído pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), ao finalizar o cadastro. Será utilizada uma seed (semente) para sortear os números dos inscritos no processo seletivo.

Acesse o edital nº 18/2023/DGI/Proen, clicando aqui!

Fique atento (a)!

Leia atentamente os editais e venha fazer parte de uma instituição que promove diuturnamente educação pública, gratuita e de qualidade. Não perca esta oportunidade! INSCREVA-SE!

registrado em: