Página inicial > Últimas Notícias > IFS desenvolve aplicativo ‘Me Deixe’ em parceria com UFS e SSP
Sistemas da Informação

IFS desenvolve aplicativo ‘Me Deixe’ em parceria com UFS e SSP

Criado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 16h34 | Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 14h11 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 14h11

A previsão é que ainda este ano esteja disponível para que mulheres vítimas de violência doméstica realizem denúncias

Por Adrine Cabral

Me deixe 1Nesta terça-feira, 10, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) participou do lançamento da solução tecnológica ‘Me Deixe’, que será disponibilizada para a sociedade por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Arquitetada e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação do IFS (GPTIC), a ferramenta tem como objetivo facilitar o acesso de vítimas de violência doméstica ao atendimento emergencial.

Me deixe 2Na análise da reitora do IFS, Ruth Sales, trata-se de um produto de relevância singular para a segurança pública do estado. “Ele será inicialmente implementado no município de Nossa Senhora da Glória e depois será estendido por todo o estado de Sergipe. Fico muito feliz por ver a participação efetiva do IFS na produção de um aplicativo que salvará vidas e que vai contribuir na segurança das mulheres sergipanas", destaca.

Leila Buarque, professora de Sistemas da Informação e coordenadora do GPTIC, ressaltou sua satisfação em desenvolver a ferramenta. “Me sinto gratificada enquanto profissional, servidora pública e mulher em proporcionar, junto à equipe, uma solução que vai trazer a oportunidade de buscar ajuda de uma forma mais eficiente. A mulher vítima de violência doméstica pode realizar um chamado de forma rápida e eficiente, que chegará de imediato à polícia”.

Me deixe 3Entre as quatro aplicações envolvidas no projeto, está um aplicativo que as mulheres em situação de violência poderão baixar em seus celulares para realizar denúncias. “Outro produto fruto da solução tecnológica é um webadmin, em que a Polícia Militar receberá os chamados; além de um website, com todas as informações sobre a solução tecnológica; e por fim uma aplicação de administração das ferramentas”, descreve Leila.

Parceria

Me deixe 5De acordo com a professora Leila Buarque, a ideia do aplicativo partiu da professora Patrícia Rosalba, professora da UFS e coordenadora do grupo de pesquisa Xique Xique, que tem a violência doméstica como objeto de estudo. “Através de uma parceria com o grupo de pesquisa da UFS, o GPTIC realizou a arquitetura e o desenvolvimento da solução tecnológica, com financiamento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (CNPq)”, ressalta.

Por fim, foi realizada a transferência de tecnologia para a SSP, com foco em disponibilizar a ferramenta à população e, consequentemente, a quem mais precisa. O próximo passo será a realização do treinamento da equipe da Secretaria de Segurança Pública e a previsão é que a ferramenta esteja no ar ainda neste ano.

registrado em: