Página inicial > Últimas Notícias > IFS abre SN_EPT com Mesa Redonda sobre Mulheres Mil
EMPODERAMENTO FEMININO

IFS abre SN_EPT com Mesa Redonda sobre Mulheres Mil

Criado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 16h56 | Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 16h56 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 17h03

Reitora abordou o projeto em Sergipe com a nova fase

Ruth MM CapaNa abertura oficial da 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SN_EPT) o Instituto Federal de Sergipe começou com participação da reitora Ruth Sales Gama de Andrade na Mesa Redonda Mulheres Mil: Uma proposta metodológica inovadora para a EPT. Ruth Sales falou do projeto piloto que teve início em 2001 nos estados de Sergipe, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Piauí e Tocantins, advindo de cooperação com o governo do Canadá, que teve como tema central ‘Do lixo à cidadania’.

Em Sergipe, o projeto foi implantado em Aracaju no antigo Centro de Educação Tecnológica de Sergipe e foi desenvolvido com mulheres da Associação de Catadores do bairro Terra Dura, atual Santa Maria e teve o objetivo de fomentar a formação profissional e tecnológica em articulação com mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Ruth MMA reitora também falou da nova fase do projeto no estado, retomado este ano pelo governo federal. O IFS já visitou as comunidades quilombolas que serão contempladas com o Mulheres Mil, bem como os Centros de Referências Especializados de Assistência Social dos municípios parceiros. As mulheres beneficiadas são vítimas de violência física, sexual, psicológica, patrimonial e moral.

Além das visitas e escutas nas comunidades, o IFS já realizou reconhecimento dos territórios e escolha de cursos e oficinas e já está em processo avançado de novas parcerias para novos projetos que atenderão às mulheres que serão contempladas com o projeto, a exemplo do Ministério das Comunicações (MCOM) e Hospital do Amor, do município de Lagarto e de ações como Saúde Bucal, Saúde da Mulher, Empreendedorismo Individual e Coletivo, bem como da Utilização do Aplicativo ‘Me Deixe’, lançado recentemente pelo governo do estado e desenvolvido por profissionais da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal de Sergipe com o objetivo de ajudar mulheres vítimas de violência.

“Estamos muito felizes em fazer parte da história do Mulheres Mil no país. Sergipe, como um dos estados pioneiros do projeto e agora na retomada em 2023. Ficamos felizes em poder ajudar e a dar voz às mulheres quilombolas e também vítimas de violência doméstica familiar, capacitando-as, empoderado-as e dando assistência à saúde e dignidade para elas”, concluiu Ruth Sales.

registrado em: