Evento no IFS começa com o Fórum de Pós-graduação
Painel abordou o cenário da pós-graduação em Sergipe e no IFS
O painel ‘O cenário da pós-graduação em Sergipe e no IFS, deu início nesta sexta-feira (20), no auditório do Centro de Pós-graduação do Instituto Federal de Sergipe (IFS), à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no âmbito da instituição e contou com as presenças dos professores doutores José Fernandes de Lima, Igor Adriano e Elza Ferreira, representante da Pró-reitoria de Ensino, além da representante do Doutorado Interinstitucional (Dinter), professora Ilka Maria Escaliante Bianchini.
O painel marcou o retorno do Fórum de Pós-graduação realizado na instituição e serviu para posicionar o IFS no cenário da pós-graduação dentro do estado. De acordo com Mário Farias, diretor de Pesquisa e pós-graduação, da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), o evento é um lugar importante de discussões para que a instituição possa avançar na oferta de cursos gratuitos de pós-graduação. “Aqui se discutiu a avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as dificuldades enfrentadas e como podemos melhorar. Os dois mestrados ofertados pelo IFS obtiveram nota 3, em recente avaliação realizada pela CAPES, em nota que vai até 7”, ressaltou.
O IFS oferta atualmente dois cursos de Mestrado: um em Educação Profissional (ProfEPT) e outro em Turismo (PPMTUR). De acordo com Mário Farias, a instituição está se candidatando a mais um. “Estamos nos candidatando a um Mestrado em rede, que será um mestrado profissional em formação de professores de Computação, encabeçado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e estamos aguardando para saber se faremos parte dessa submissão em rede ou não”, explicou.
Mário lembrou que o instituto possui um doutorado nessa mesma modalidade. “Temos um doutorado interinstitucional, o Dinter. Uma parceria do IFS com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Associação Plena em Rede, para professores daqui”, disse.
À tarde, os trabalhos continuaram com uma palestra em formato online, ‘Pós-graduação e o atual sistema de avaliação da CAPES’, proferida pelo professor doutor Paulo Jorge, diretor de avaliação da CAPES.
A 20ª edição da SNCT continua nos dias 23, 24 e 25 nos campi Aracaju, Estância, Glória, Itabaiana, Lagarto, Propriá, Socorro e Tobias Barreto. Este ano, o evento tem como tema: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, tendo como inspiração a definição da ONU e da Unesco que instituiu o biênio 2022-2023 como ano internacional das Ciências Básicas como base para o desenvolvimento sustentável.
Redes Sociais