Página inicial > Últimas Notícias > Evento no IFS começa com o Fórum de Pós-graduação
SNCT

Evento no IFS começa com o Fórum de Pós-graduação

Criado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 11h41 | Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 11h43 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 11h43

Painel abordou o cenário da pós-graduação em Sergipe e no IFS

Fórum 3O painel ‘O cenário da pós-graduação em Sergipe e no IFS, deu início nesta sexta-feira (20), no auditório do Centro de Pós-graduação do Instituto Federal de Sergipe (IFS), à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no âmbito da instituição e contou com as presenças dos professores doutores José Fernandes de Lima, Igor Adriano e Elza Ferreira, representante da Pró-reitoria de Ensino, além da representante do Doutorado Interinstitucional (Dinter), professora Ilka Maria Escaliante Bianchini.

O painel marcou o retorno do Fórum de Pós-graduação realizado na instituição e serviu para posicionar o IFS no cenário da pós-graduação dentro do estado. De acordo com Mário Farias, diretor de Pesquisa e pós-graduação, da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), o evento é um lugar importante de discussões para que a instituição possa avançar na oferta de cursos gratuitos de pós-graduação. “Aqui se discutiu a avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as dificuldades enfrentadas e como podemos melhorar. Os dois mestrados ofertados pelo IFS obtiveram nota 3, em recente avaliação realizada pela CAPES, em nota que vai até 7”, ressaltou.

Fórum 2O IFS oferta atualmente dois cursos de Mestrado: um em Educação Profissional (ProfEPT) e outro em Turismo (PPMTUR). De acordo com Mário Farias, a instituição está se candidatando a mais um. “Estamos nos candidatando a um Mestrado em rede, que será um mestrado profissional em formação de professores de Computação, encabeçado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e estamos aguardando para saber se faremos parte dessa submissão em rede ou não”, explicou.

Mário lembrou que o instituto possui um doutorado nessa mesma modalidade. “Temos um doutorado interinstitucional, o Dinter. Uma parceria do IFS com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Associação Plena em Rede, para professores daqui”, disse.

À tarde, os trabalhos continuaram com uma palestra em formato online, ‘Pós-graduação e o atual sistema de avaliação da CAPES’, proferida pelo professor doutor Paulo Jorge, diretor de avaliação da CAPES.

A 20ª edição da SNCT continua nos dias 23, 24 e 25 nos campi Aracaju, Estância, Glória, Itabaiana, Lagarto, Propriá, Socorro e Tobias Barreto. Este ano, o evento tem como tema: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, tendo como inspiração a definição da ONU e da Unesco que instituiu o biênio 2022-2023 como ano internacional das Ciências Básicas como base para o desenvolvimento sustentável.

registrado em: