Página inicial > Últimas Notícias > IFS realiza Seminário do ProfEPT e Mostra de Produtos Educacionais
MESTRADO PROFISSIONAL

IFS realiza Seminário do ProfEPT e Mostra de Produtos Educacionais

Criado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 09h43 | Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 09h43 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 09h45

Objetivo é divulgar as produções acadêmicas desenvolvidas no âmbito do programa

ProfEPT 2Na manhã dessa quinta-feira, 30, ocorreu no auditório do Centro de Pós-graduação do Instituto Federal de Sergipe (IFS), o 2º Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e a Mostra de Produtos Educacionais do programa.

O evento, de cunho científico e acadêmico, teve como principal objetivo aproximar pesquisadores e interessados na área de educação profissional e tecnológica, além de divulgar as produções acadêmicas desenvolvidas no âmbito do programa e também de pesquisadores convidados. “Esse é o momento de mostrar à sociedade o que é o mestrado, quais são as nossas pesquisas e a importância delas para a Educação Profissional e Tecnológica em todos os seus níveis, sejam elas para o Técnico Integrado, o Técnico Subsequente e até mesmo para a Graduação”, disse o coordenador do curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Igor Adriano de Oliveira Reis.

ProfEPT 3O seminário contou com a participação de professores e alunos do ProfEPT. Na abertura, o professor doutor do Instituto Federal de Alagoas, Jarbas Maurício Gomes, proferiu palestra na conferência intitulada ‘A pesquisa como princípio educativo para a consolidação do Ensino Médio integrado’. Para ele, pensar a pesquisa como prática pedagógica é pensar em incentivar o pensamento; é aprender pela pesquisa como princípio educativo que desperta a curiosidade do estudante.

ProfEPT 1“No último quarto de século houve uma revolução muito grande no campo do trabalho, principalmente no avanço da microeletrônica, da informática, das redes sociais e nós percebemos que, na passagem da sociedade, do conhecimento profissional da informação, o ato de pesquisar se constitui como uma premissa do processo ensino-aprendizagem que rompe com aquela antiga tradição que nós, professores, ensinávamos os conteúdos como exportadores. Hoje somos muito mais como mediadores de um processo de aprendizagem onde o próprio estudante se torna coautor e produtor do conhecimento por meio da pesquisa”, ressaltou Jarbas Gomes.

Logo em seguida ocorreu uma exposição de trabalhos científicos, nos quais puderam ser conferidos os resultados das pesquisas realizadas pelos egressos do programa e por pesquisadores convidados. Uma delas foi a bibliotecária do Campus Propriá, Alexsandra Aragão, aluna do Mestrado da Universidade Federal de Sergipe, que desenvolveu o ‘Memória Negra: O Jogo Como Mecanismo Para Acesso ao (Re)Conhecimento da Potência de Personalidades Negras’.

ProfEPT 4De forma lúdica e divertida, o jogo objetiva aos alunos conhecer personalidade negras de diversas áreas: da literatura ao cinema. “Ele foi desenvolvido para o ‘Dia da Consciência Negra’, a fim de trabalhar junto aos estudantes do Campus Propriá. Mas ele pode ser utilizado em qualquer época e em diversos locais, não apenas na biblioteca ou sem sala de aula, mas também em rodas de amigos. Sinto muita falta de jogos fora da tela, ele foi inspirado na minha infância quando não existia celulares”, salientou Alexsandra Aragão.

Para desenvolver o jogo, Alexsandra contou com a ajuda de amigos do Campus onde trabalha. “O Rafael, servidor terceirizado de Propriá, ajudou muito. Ele que trabalhou com a parte de marcenaria para colocar todos os 48 cards, num painel em que cada um dos cards pudessem girar, com as 24 personalidades (são dois de cada), para quando o aluno virar, descobrir onde está o outro igual e daí identificar quem é. Para cada personalidade, existe um outro card, que fica à mesa, com a foto de um lado e do outro, um pouco da história de cada uma das personalidades, para caso ele não saiba de quem se trata, poder ler e aprender”, explicou.

Outra pesquisa que resultou em Produto Educacional foi o Redecast. Um podcast do mestrando Osmar Souza, do ProfEPT/IFS, orientado pelo professor Doutor Mario André Farias. “O Redecast é produzido pelos estudantes do 2º ano do curso de Redes de Computadores do Campus Lagarto. O podcast é hospedado no SoundCloud e atualmente existem seis episódios. Todos eles são objetos de pesquisa e utilizados como fonte para os alunos do curso do Campus Lagarto”, disse Mário André.

O Seminário segue nesta sexta-feira, (1/12), último dia do evento, no Campus Aracaju, com a mesa-redonda ‘Pesquisa como princípio educativo: entre a ética e a (ciber)cultura’, que contará com o pró-reitor de Pesquisa e Extensão do IFS, José Osman dos Santos, com o professor de filosofia do Campus Lagarto, Edney Nogueira e com a coordenadora do Comitê de Ética do IFS, Graziella Gonçalves Moura. A mesa-redonda será mediada pela professora de Filosofia, Lidiane Brito Freitas.

registrado em: