Página inicial > Últimas Notícias > Evento que abre o calendário acadêmico do IFS vai acontecer nos dias 26 e 27 de fevereiro
ENCONTRO PEDAGÓGICO

Criado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 11h45 | Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 11h45 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 16h12

Abertura será realizada no auditório do MPE

XI EPMO Encontro Pedagógico Multicampi, que abre o calendário acadêmico do Instituto Federal de Sergipe, vai acontecer nos dias 26 e 27 de fevereiro. A abertura será no auditório do Ministério Público do Estado (MPE), às 8h, e contará com a conferência ‘Educação Profissional e Tecnológica: caminhos para a política educacional provedora de justiça social e do desenvolvimento socioambiental’, com os professores Jaime Jose da Silveira Barros de Medeiros e Alysson Santos Barreto, que também é pró-reitor de Ensino.

O restante da programação vai acontecer na Universidade Federal de Sergipe (UFS), nas salas da Didática VII e no Espaço de Vivência. As atividades já terão início no próprio dia 26 de fevereiro a partir das duas horas da tarde.

O tema do evento deste primeiro semestre de 2024 é o mesmo da conferência de abertura. De acordo com Alysson Barreto, a referência principal para escolha foi a realização da Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada de forma extraordinária em 2024 para discussão do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

“As interpretações do tema estão ligadas às questões de respeito às diversidades, acolhimento às pessoas economicamente menos favorecidas e a melhoria da sua qualidade de vida a partir da educação, tudo isso num contexto de sustentabilidade ambiental, social, econômico, entre outra, incluídos aí, os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que também são referência para o tema principal”, explicou.

Para se inscrever no evento, bem como nos fóruns e oficinas, basta se cadastrar no Sispubli.

Confira a programação completa.

26 DE FEVEREIRO DE 2024

MANHÃ – Auditório do MPSE

8h30 Credenciamento, acolhimento

9h – Abertura – Atividade Cultural

Estudante do Curso Técnico Integrado em Energias Renováveis do Campus Socorro, Aldo Samuel, irá recitar o poema "Vozes-Mulheres", de autoria de Conceição Evaristo;

9h30 – Boas Vindas

Diretores dos Campi – 2 minutos para cada um

Pró-Reitor de Ensino – 5 minutos

Reitora – 10 minutos

10h Conferência: Educação Profissional e Tecnológica: caminhos para a política educacional provedora de justiça social e do Desenvolvimento Socioambiental

Dr. Jaime José Da Silveira Barros de Medeiros

Dr. Alysson Santos Barreto

11h – Debate

TARDE – Universidade Federal de Sergipe – Didática VII

OFICINAS – A partir das 14h de forma simultânea

1. Dialogando sobre o Plano de Ensino Individualizado (PEI) – 40 vagas

Facilitadores: Alzira Carvalho, Carla Pereira, Márcia Rocha, Patrícia Kelly e Deivesson de Sousa

Salas: Sala de aula 108A - DID VII e Sala de aula 108B - DID VII

1. Papel do Tradutor e Intérprete de Libras – 50 vagas

Facilitadores: Alisson Farias, Débora Moreno, Wagner Guimarães, Bruna Passos, Davi Bomfim e Jacson Nascimento

Sala: Sala de aula 108C - DID VII e Sala de aula 202 - DID VII

1. Aspectos Importantes para a Atuação do Coordenador de Curso – 80 vagas

Facilitador: Prof. Me. Vinicius Marques Nejaim

Sala: Auditório 205 - DID VII

1. Biblioteca Digital – 50 vagas

Facilitadora: Esp. Célia Aparecida Santos de Araújo

Sala: Sala de aula 102 - DID VII

1. Elaboração de Projetos e Prestação de Contas de Recursos Captados em Agências de Fomento – 100 vagas

Facilitadores: Paulo César Alves dos Santos (Coordenador do Programa de Inovação Tecnológica) e Liana Rocha (Gerente de Prestação de Contas) – FAPITEC/SE

Sala: Auditório 207 - DID VII

27 DE FEVEREIRO DE 2024

MANHÃ – Universidade Federal de Sergipe – Didática VII

FÓRUNS DE DISCUSSÃO – A partir das 9h

1. PROJETO INTEGRADOR

Explanadora: Dra. Rafaely Karolynne do Nascimento Campos

Moderador: Me. Helan de Souza

Sala: Auditório 208 - DID VII (100 vagas)

1. CONAE – REPERCUSSÕES PARA O INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Explanadores: Dr. Jairton Mendonça de Jesus e Dra. Telma Amélia de Souza Pereira

Moderador: Me. Denice Batista da Silva

Sala: Auditório 205 - DID VII (80 vagas)

1. POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO IFS

Explanadores: Me. Aurivar Fernandes Filho e Me. Gildevana Ferreira da Silva

Moderador: Me. Lucas Antônio Feitosa de Jesus

Sala: Sala de aula 202 - DID VII (50 vagas)

1. OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA LEI 10.639 NA EPT/IFS

Explanador: Dr. Alexandre Santos de Oliveira

Moderador: Dra. Aristela Arestides Lima

Sala: Sala de aula 201 - DID VII (30 vagas)

1. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Explanador: Dr. José Adelmo Menezes de Oliveira, Dr. Jarbas Cordeiro Sampaio, Dr. Juliano Silva Lima e Dr. Ênio Gomes Araujo;

Moderador: Esp. Marcelo Ribeiro Santana

Sala: Sala de aula 102 - DID VII (50 vagas)

TARDE – Auditório da Reitoria da UFS

14h – DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS

DCOM (Política de Comunicação do IFS);

Dr. Pablo Boaventura Sales Paixão

14h15 - DTI (Migração do Sistema Acadêmico SIGAA para o SUAP);

MSc. Marcos Pereira dos Santos

14h30 - PRODIN (Análise de Ambiente do IFS – Consulta Pública para o PDI);

Dra. Chirlaine Cristine Gonçalves

14h45 – PROGEP (Novos programas e projetos de gestão de pessoas)

Dr. Carlos Menezes de Souza Junior

15h - PROEN (Programa Pé de Meia)

Dr. Alysson Santos Barreto

15h 15 – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

EAD como oportunidade de inclusão social – a experiência da Universidade Federal de Sergipe com a UAB.

Prof. Dr. Péricles Morais de Andrade Júnior

16h - Debate

16h30 - Apresentação Cultural - Encerramento

O professor de Artes, Sidney Leandro - do Campus Socorro - irá realizar uma performance de dança com adaptação do Poema "No Meio do Caminho", de Carlos Drummond de Andrade, e a música "Caminho de Pedras", de Caetano Veloso. O título da performance será "A Pedra"