Página inicial > Últimas Notícias > Com oficinas e fóruns, XI Encontro Pedagógico Multicampi é marcado por formato mais dinâmico
2024.1

Criado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 15h52 | Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 16h10 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 17h39

A proposta deste semestre conseguiu ampliar as temáticas abordadas

Encontro 20241 2O XI Encontro Pedagógico Multicampi do Instituto Federal de Sergipe ocorreu entre os dias 26 e 27 de fevereiro, com participação de gestores, professores e técnicos-administrativos da reitoria e dos 10 campi da instituição. Além das conferências de abertura e encerramento, e de palestras com temáticas relevantes para o semestre que se inicia, a programação também incluiu oficinas e fóruns pela primeira vez.

Na análise do pró-reitor de Ensino, Alysson Barreto, o novo formato deste evento que marca o início do período letivo no IFS foi bem aceito pelos participantes. “Desta vez trouxemos uma programação mais dinâmica, que foi além das já conhecidas conferências, com oficinas e fóruns. E conseguimos um público além da capacidade, mesmo em temáticas que julgávamos que seriam de menor interesse da comunidade. Além da aceitação pelo público, percebemos que nosso objetivo de promover um momento de planejamento e reflexão está sendo atingido”, destaca.

Encontro 20241 3 A solenidade de abertura ocorreu na manhã da segunda-feira, dia 26, no auditório do Ministério Público do Estado de Sergipe, com apresentações culturais, boas-vindas dos diretores dos campi, além de falas da gestão (o pró-reitor de Ensino, Alysson Barreto, e da reitora do IFS, Ruth Sales), e da conferência de abertura com a temática ‘Educação Profissional e Tecnológica: caminhos para a política educacional provedora de justiça social e do Desenvolvimento Socioambiental”, ministrada pelos professores Jaime de Medeiros e Alysson Barreto.

Encontro 20241 4Pela tarde, o público se dirigiu à didática VII do Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe para participar das oficinas propostas nesta edição. Ao todo foram cinco temas abordados nas oficinas, entre eles estava a oficina ‘Elaboração de Projetos e Prestação de Contas de Recursos Captados em Agências de

Fomento’, que foi aberto para 100 participantes. De acordo com Paulo César Alves dos Santos, coordenador executivo do Programa de Inova

ção Tecnológica da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) a oficina tratou da elaboração de projetos de fomento e orientação acerca da prestação de contas, abordando de forma sucinta a estrutura básica de um projeto de fomento, documentos, itens obrigatórios e passo a passo da submissão via sistema E-Doc Sergipe.

“A temática é de extrema relevância para orientação e mobilização dos docentes do IFS, orientando-os no processo de captação de recursos via projetos de fomento ofertados pela Fapitec. Nesse sentido, a participação dos ouvintes foi fundamental para o saneamento de dúvidas relacionadas a submissão, execução e, principalmente relativos à prestação de contas financeira”, destaca o coordenador executivo e facilitador da oficina.

Fóruns e encerramento

Encontro 20241 5No dia 27 de fevereiro pela manhã foram realizados osfóruns de discussão, que abordaram cinco temáticas de interesse da comunidade acadêmica. E por fim, pela tarde, ocorreram os diálogos institucionais e a conferência de encerramento, que abordou ‘EAD como oportunidade de inclusão social – a experiência da Universidade Federal de Sergipe com a UAB’, ministrado por Péricles Morais de Andrade Júnior, professor e diretor do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad) da UFS, que apresentou o modelo de educação à distância adotado pela Universidade Federal Ségipe, que vem sendo realizado em parceria com a CAPS através do Programa Universitário Aberto do Brasil desde 2007.

O coordenador do Cesad/UFS apresentou a estrutura e o funcionamento da EAD da UBS, além dos desafios do funcionamento da educação à distância, sobretudo a melhoria dos índices de sucesso dos cursos, de reprovação, de diplomação, e vamos abrir a discussão sobre a EAD para os próximos anos, envolvendo, inclusive, instituições como o IFS que agora aderiu também ao Programa de Universidade Aberta do Brasil.

Encontro 20241 6“Precisamos quebrar essa dicotomia entre o presencial e a distância. A gente precisa chamar a atenção que a educação de distância não é educação especial, que é uma educação que é, obviamente, intermediada por meios de comunicação, sobretudo meios didáticos. Então, eu acredito que pode haver certa resistência por parte da comunidade, incluindo a realidade de que a modalidade EAD requer uma autonomia por parte do estudante. Para vencer estes desafios, temos repensado os polos presenciais, diversificado os materiais didáticos e discutido o papel docente com relação às práticas educacionais. Então a gente precisa investir muito em formação docente para a EAD”, destacou o professor.

Por fim, a décima primeira edição do Encontro Pedagógico Multicampi do IFS foi encerrado com uma performance de dança apresentada pelo professor de Artes, Sidney Leandro, do Campus Socorro, com adaptação do Poema "No Meio do Caminho", de Carlos Drummond de Andrade, e a música "Caminho de Pedras", de Caetano Veloso.

Confira também as matérias produzidas pela TV IFS no XI Encontro Pedagógico Multicampi:

Desenvolvimento Socioambiental foi tema de discussão no 1º dia do EPM

Matéria Geraldo Youtube

Fóruns discutem ações futuras da educação no IFS

Matéria Anderson Youtube

registrado em: