Página inicial > Últimas Notícias > IFS e instituições parceiras promovem evento destinado a programas de formação docente
COLÓQUIO

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 12h06 | Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 12h16 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 12h19

Cerca de 1300 pessoas (entre docentes e alunos) participaram de colóquio interinstitucional

capa coloquioCom o tema: “Perspectivas de políticas públicas para os programas de formação docente”, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Faculdade Pio Décimo, realizou na última terça, 09, e quarta, 10, o I Colóquio Interinstitucional. O evento, que ocorreu em formato híbrido, reuniu participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Programa Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Licenciando na Escola (Prolice).

f1O colóquio aconteceu, em seu primeiro dia, de forma on-line, com a solenidade e conferência de abertura, e no segundo dia, com a realização de uma Mostra presencial, no Centro de Vivência da UFS. Representando o IFS e integrando a comissão para a realização do evento estiveram os professores: José Adelmo Menezes de Oliveira (coordenador institucional do PRP), e Ênio Gomes Araújo (coordenador institucional do Pibid).

f2Na programação, os participantes contaram com um momento de reflexão sobre as políticas públicas de formação docente e também com um momento de exposição dos produtos acadêmicos elaborados pelos estudantes, sob orientação dos docentes, ao longo da edição do Pibid e PRP.

Adelmo reforça que a realização do evento foi de suma importância para toda a comunidade acadêmica, já que os programas (Pibid, PRP e Prolice) carregam a potência de contribuir com a melhoria do ensino nas escolas, além de promover a integração da educação superior e a educação básica, e desenvolver um ensino de qualidade nas salas de aula, contribuindo, assim, para a valorização do magistério.

“São programas que exercem um impacto significativo na educação, deixando rastros que evidenciam melhorias na aprendizagem dos alunos das escolas parceiras e promovem o fortalecimento das licenciaturas, com a diminuição das taxas de evasão dos cursos de graduação, o aumento do número de formandos, na produção científica, na inserção de egressos ex-bolsistas em programas de pós-graduação e o êxito em concursos públicos para ingresso no magistério”, detalha o professor Adelmo.

Missão além da sala de aula

f4Segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), até 2024, projeta-se um declínio de 20% no total de professores atualmente em exercício no Brasil, por isso a realização de eventos como o Colóquio Interinstitucional é relevante para apresentar uma postura de resistência por parte do corpo docente, conforme explica Adelmo: “para sermos professores, para exercermos o magistério e para nos empenharmos ainda com a formação de outros docentes é preciso muita resistência nesse país”.

O docente acrescenta que há ainda outro desafio que deve ser enfrentado: a alta taxa de analfabetismo brasileiro. “São nove milhões de brasileiros e brasileiras analfabetos. Esta é uma oportunidade relevante para aproximar, conhecer e ressignificar o fazer docente e fortalecer a qualidade da educação. Estamos aqui para reafirmar que a escola é lugar de descoberta do mundo; descoberta do mundo como ele é e do mundo como deveria ser e de como devemos fazer para alcançar esse mundo melhor para todos e todas”, finaliza.

5efa2178 dc33 4dc4 ba02 bdb647b5d809

registrado em: