Página inicial > Últimas Notícias > IFS vence Desafio Jovem Empreendedor do Sebrae
EMPREENDEDORISMO

IFS vence Desafio Jovem Empreendedor do Sebrae

Criado: Terça, 21 de Mai de 2024, 16h06 | Publicado: Terça, 21 de Mai de 2024, 16h06 | Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2024, 10h07

Campi Lagarto, Glória e Estância conquistaram 1, 2º e 3º lugares, respectivamente, em duas categorias

Por Anderson Ribeiro

foto siteO Instituto Federal de Sergipe (IFS) se destacou na etapa nacional do Desafio Jovem Empreendedor, promovido pelo Sebrae, alcançando pódios nas categorias Ensino Técnico e Ensino Médio Profissionalizante, além da Ensino Superior. A competição, que ocorreu em Salvador/BA entre os dias 17 e 19 de maio, reuniu mais de 4,5 mil inscritos, reforçando o papel fundamental do evento na disseminação da cultura empreendedora e no desenvolvimento de habilidades essenciais de gestão entre os jovens.

foto 2Na categoria Ensino Técnico e Ensino Médio Profissionalizante, o Campus Lagarto sagrou-se campeão, enquanto o Campus Glória conquistou a vice-liderança. A equipe vencedora de Lagarto, que também foi a maior pontuadora de toda a competição, foi composta pelos estudantes André Lucas, Maria Rita e José Isaías, todos do curso técnico integrado em Automação Industrial, sob a mentoria do professor José Espínola da Silva Júnior.

foto 4Para Espínola, o Desafio Jovem Empreendedor representa a oportunidade da inserção da educação empreendedora nas instituições de ensino. “A premiação alcançada pelo IFS/Campus Lagarto, demonstra que estamos no caminho certo, pois além da premiação por categoria, alcançamos a maior pontuação nacional dentre todas as categorias. Aproveito para enfatizar, que o ápice de uma instituição de ensino, apenas é alcançada com o sucesso dos seus alunos”, evidenciou.

foto 6André Lucas, estudante do 2º ano do curso técnico integrado em Automação Industrial do Campus Lagarto, integrante da equipe campeã, disse que o Desafio Jovem Empreendedor Sebrae foi uma experiência única. “Ganhar o prêmio é uma emoção indescritível, talvez a mais intensa que tive. É engraçado como um final de semana pode mudar nossas vidas. Conheci muita gente nova de outros estados e de outras culturas. Fiquei mais próximo dos meus professores e me orgulho bastante de fazer parte do IFS Lagarto", comemorou o aluno.

Já a equipe vice-líder da competição, contou com os estudantes Camilly Vitória da Silva de Jesus e Nicolas Santana Souza, do curso técnico integrado em Agropecuária, orientados pelo professor Marconi Bomfim de Santana. Camilly afirmou que a experiência de participar do desafio jovem empreendedor foi além das expectativas. “Saber que temos potencial para alcançar coisas que nunca imaginamos, como aconteceu comigo e com meu amigo Nicolas, foi incrível! Foi uma experiência fantástica! Agora esperamos por mais desafios como esse e estaremos prontos para todos eles!", celebrou a estudante do 2º ano do curso técnico integrado em Agropecuária do Campus Glória.

foto 3O Campus Estância também brilhou na competição e alcançou o terceiro lugar na categoria Ensino Superior. A equipe foi formada pelo estudante do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do campus Aracaju, Antônio Túlio, do campus Aracaju além dos estudantes Dayvid Costa e Kéllyta Nascimento, do mesmo curso do Campus Estância. Eles foram orientados pela professora Márcia Santos.

foto 7O Desafio Jovem Empreendedor tem como objetivo principal preparar jovens estudantes para o mercado, seja como empreendedores ou intraempreendedores. A competição promove a vivência prática das dificuldades e responsabilidades de administrar uma empresa, difundindo conceitos de competitividade, ética, mercado, inovação e gestão. As equipes são organizadas conforme o nível de ensino, proporcionando uma experiência enriquecedora e adaptada à realidade de cada grupo.

O evento não apenas reconhece o talento e a capacidade dos jovens empreendedores, mas também fortalece a importância de integrar a educação empreendedora ao currículo acadêmico. Ao vivenciar a prática empreendedora, os estudantes do IFS ganham uma vantagem competitiva significativa, estando mais preparados para contribuir positivamente no desenvolvimento econômico e social do país.

registrado em: