Página inicial > Últimas Notícias > IFS dá início às visitas de inspeção para construção de novo campus em Japaratuba
AMPLIAÇÃO

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 09h42 | Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 09h56 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2024, 17h36

O objetivo da expansão é aumentar a oferta de vagas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

CAPA JAPARATUBAAs visitas para a construção do novo campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS) no município de Japaratuba já começaram! Na última terça, 04, representantes do IFS realizaram uma visita de inspeção técnica ao terreno onde será implantada a nova unidade de ensino – iniciativa que faz parte do novo plano de expansão dos Institutos Federais. A área tem pouco mais de 50 mil m², estando situada em uma localização de fácil acesso, com proximidade com o centro da cidade e em uma importante via de tráfego da região.

O diretor de Planejamento, Obras e Projetos (DIPOP), Marcus Alexandre de Brito, participou da inspeção. Segundo ele, a área oferece uma topografia favorável e rede de água, esgoto e energia – o que acarretará uma facilidade para a implantação.

“Os projetos arquitetônicos, complementares de engenharia e orçamento já estão prontos e o IFS está aguardando somente as documentações legais de doação e transferência de titularidade para seguir com a solicitação da dotação orçamentária ao Ministério da Educação (MEC) e, assim, poder conduzir a licitação para a execução da obra. O município, como contrapartida complementar, também será o responsável pela terraplenagem da área”, detalha o diretor.

A visita de inspeção também foi acompanhada pela prefeita do município, Lara Moura, pelo secretário Municipal de Administração, Gleidson Oliveira, e pelo pró-reitor de Administração do IFS (Proad), Ider de Santana, e do engenheiro civil do IFS, Leandro Teles de Santana,.

JAPARATUBA VISITAO pró-reitor explica que a Proad acompanha o processo de implantação do novo campus seguindo as diretrizes estabelecidas pelo MEC. Uma delas refere-se à apresentação de uma Carta Compromisso pela Prefeitura de Japaratuba, em que assume a responsabilidade por algumas contrapartidas, a exemplo da doação do terreno com área mínima de 5 hectares e o serviço de terraplanagem.

“A visita realizada teve o objetivo de verificar in loco o terreno doado, a sua facilidade de acesso à rede de serviços de telefonia, água e energia elétrica, assim como dirimir eventuais dúvidas sobre esta fase do processo de implantação. Em uma reunião presencial, fomos informados de que o projeto de doação já foi enviado à Câmara Municipal para análise e aprovação”, diz Ider.

Assim que todas as providências forem tomadas quanto ao processo de doação do terreno, o IFS encaminhará à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) os documentos exigidos para que se tenha acesso ao orçamentário para que se possa dar início ao processo de licitação para construção da nova unidade. “A previsão de liberação pela Setec/MEC é de R$ 15 milhões para a obra e de R$ 10 milhões para a compra de equipamentos”, informa o pró-reitor.

Investimento e ampliação

O novo campus do IFS, que será localizado na cidade de Japaratuba, faz parte de uma nova etapa de expansão da rede federal. O investimento em todo o país é oriundo do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na ordem de R$ 3,9 milhões. No total, cem novos campi serão construídos, inclusive Aracaju será beneficiada com outra unidade de ensino.

A iniciativa conta com o envolvimento do MEC, da Casa Civil, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

Fotos: Prefeitura de Japaratuba

registrado em: