Página inicial > Últimas Notícias > COMTUR traz luz para o audiovisual como possibilidade para a gestão de destinos turísticos
TURISMO

Criado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 14h08 | Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 14h14 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2024, 14h14

“Lugares frequentemente retratados no cinema e na televisão, ao longo do tempo, formam um imaginário turístico”

Por Anderson Ribeiro

capa turismo siteSabe aquela locação para produções de audiovisual? Seja cinema, novela, série ou até documentário, se bem explorada, principalmente pelo poder público, pode ser um atrativo turístico sem precedentes, mesmo que o lugar já seja um destino turístico. Quem convida à reflexão é Nathália Korossy Leite, professora associada do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Para ela, mesmo que o local já seja um destino turístico, com o advento do audiovisual, há a possibilidade de ter novos atrativos. “O audiovisual é uma fonte de informação massiva. Lugares frequentemente retratados no cinema e na televisão, ao longo do tempo, formam um imaginário turístico”, afirmou Nathália Korossy.

IMG 20240606 WA0056“As produções audiovisuais atuam como publicidades do destino turístico”, afirma Nathália e completa dizendo que filmes e séries podem alcançar maior amplitude em relação às ferramentas tradicionais de publicidade, atingindo diversos mercados. “Antes, a gente tinha muita relação com as produções hollywoodianas e hoje temos as produções locais que são uma grande janela de exibição e divulgação turística”.

Nathália traz como exemplo a série da Netflix ‘A Casa de Papel’, que chama a atenção para Madrid e com ela despertou em milhares de pessoas o desejo de visitar a capital espanhola. Outro exemplo é ‘Game of Thrones’. “Em 2018, uma em cada seis pessoas visitaram a Irlanda do Norte por causa da série”, destacou.

Sergipe

Se em diversos lugares do Brasil e também mundo a fora já perceberam que os espectadores se interessam por destinos onde houve produções cinematográficas, Sergipe vai na contramão. Se por um lado explora as praias de Mangue Seco, na Bahia, que se tornou destino de centenas de pessoas, principalmente por causa da novela global ‘Tieta’, por outro, não explora, em suas dependências, Canindé do São Francisco, que foi palco de outras duas produções da emissora, ‘Cordel Encantado’ e ‘Velho Chico’. Para Nathália, esse seria um fator de ampliação da oferta de roteiro turístico para o município. “O atrativo do cangaço, que já existe, não impede que outros possam se somar. Mas o poder público tem que ter o interesse e o privado de explorar como roteiro”, ressaltou.

Film Commissions

Ela informou que a Embratur publicou recentemente uma pesquisa sobre o cenário dos Film Commissions no Brasil. Film Commission é uma comissão fílmica; uma organização, que se dedica a atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais. “Cada vez mais as cidades estão competindo para atrair produções cinematográficas”, disse. Comparativamente é como um trade para vender destino turístico. Com a pesquisa da Embratur nota-se que alguns gestores já perceberam que o audiovisual – ainda que não seja uma produção de abrangência nacional ou mundial – é um negócio bastante rentável e fonte inesgotável de possíveis roteiros turísticos.

registrado em: