Página inicial > Últimas Notícias > Audiência Pública é realizada para discutir a implantação do Campus Japaratuba
EXPANSÃO

Audiência Pública é realizada para discutir a implantação do Campus Japaratuba

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Criado: Quarta, 19 de Junho de 2024, 19h00 | Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2024, 19h39 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2024, 13h07

O encontro lotou o Clube Social Professora Rita de Cássia do município

WhatsApp Image 2024 06 19 at 18.09.56 1Em um ato participativo e democrático, o Instituto Federal de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Japaratuba realizaram uma audiência pública voltada aos moradores do município e localidades adjacentes, no leste sergipano. O evento teve o objetivo de apresentar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica aos munícipes e promover uma escuta sobre a expectativa de demanda de cursos dos habitantes.

WhatsApp Image 2024 06 19 at 18.09.57A música tomou conta dos momentos iniciais do encontro, com muito forró e um momento cultural, encenado por estudantes da Escola Municipal Emiliano Nunes de Moura, que mesclaram o reisado e a história de Japaratuba em uma apresentação autêntica. Na sequência, foram iniciadas as falas de representantes institucionais da gestão municipal e do IFS e, por fim, o microfone passou às mãos de representantes da comunidade.

WhatsApp Image 2024 06 19 at 18.09.57 1A prefeita Lara Moura destacou o empenho da gestão municipal para aquisição de terras, cujo termo de doação foi assinado durante a audiência. “Corremos atrás de terrenos com boa localização, tudo feito com carinho, para trazer benefícios para os adolescentes e adultos que serão formados pelo IFS”, disse a gestora.

Também foi concedida a palavra aos secretários municipais de Educação, Gilene dos Santos, e de Planejamento, Gleidson Oliveira, que expressaram extrema gratidão pela implantação do novo campus do IFS em Japaratuba e falaram sobre o desenvolvimento educacional e crescimento econômico que a unidade de ensino vai proporcionar na região.

WhatsApp Image 2024 06 19 at 18.09.57 2Já o professor José Osman dos Santos, pró-reitor de Pesquisa e Extensão, representou a reitora Ruth Sales Gama na solenidade. O docente enfatizou que ouvir a população é parte fundamental desse processo que está apenas começando. “O campus Japaratuba é uma realidade próxima, viabilizada pela retomada do processo de expansão da rede federal. Discutir esse futuro faz parte de uma gestão democrática e participativa, essencial para uma sociedade sustentável”, explanou.

WhatsApp Image 2024 06 19 at 18.09.56 2Com o intuito de apresentar o Instituto Federal de Sergipe, sua história, modos de ingresso e os eixos e diretrizes de uma educação profissional e tecnológica, outros representantes do IFS também foram convidados a falar, entre eles os pró-reitores de Ensino, Alysson Barreto; de Administração, Ider Santos; e de Desenvolvimento Institucional, Chirlaine Cristine Gonçalves; o diretor Alex Noronha, da área de Planejamento Obras e Projetos, e o economista Wesley Oliveira, do Núcleo de Análises Econômicas.

WhatsApp Image 2024 06 19 at 18.09.57 3A participação popular foi efetivada com inscrições de professores, gestores escolares, representantes do Sinasefe e do Conselho Municipal de Educação e diversos estudantes. Camila Santos, aluna do 9º ano do Centro de Referência Senador Gonçalo Rolemberg, mencionou diversos cursos que ela e colegas anseiam. “Um campus do IFS na nossa cidade vai facilitar a qualificação para o mercado de trabalho e acreditamos que cursos na área de enfermagem e tecnologia são interessantes”, comentou. Por sua vez, a professora Josélia Santos, do mesmo centro, sublinhou a importância de comemorar. “Este novo campus vem trazer para pertinho da comunidade japaratubense o ensino profissional e tecnológico, viabilizando a concretização de sonhos em projetos de vida, então devemos celebrar!”, frisou.

Também foram sugeridos cursos técnicos e de nível superior nas áreas de educação, comunicação, administração, petróleo e gás e engenharias. Para garantir ampla participação, além do evento presencial, o IFS disponibilizou aos moradores de Japaratuba um formulário on-line, por meio do qual é possível enviar sugestões até a próxima sexta-feira (21).

Ainda marcaram presença diversos outros representantes do IFS, entre diretores gerais de campus, diretores, coordenadores, gerentes e servidores da instituição e diversos membros da gestão municipal, entre eles o vice-prefeito Hélio Sobral, vereadores e conselheiros.

Campus Japaratuba

O anúncio do novo campus foi realizado no mês de março, quando o Governo Federal divulgou 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em todo país, com investimento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O campus Japaratuba, no Vale do Cotinguiba, terá um orçamento de R$ 25mi e contará com uma área de 50 mil m².

registrado em: