Alunas da comunidade remanescente quilombola Sítio Alto recebem certificado de conclusão do Programa Mulheres Mil
A comunidade feminina de Sítio Alto está em festa. Na manhã desta sexta, 12, aconteceu a entrega dos certificados de conclusão de curso do Programa Mulheres Mil/IFS/PRONATEC, na comunidade remanescente quilombola Sitio Alto, situada no município de Simão Dias.
Durante o evento, a reitora do Instituto Federal de Sergipe, Profa. Ruth Sales, e a coordenadora geral do programa, Profa Mariana Barreto, conduziram a cerimônia que reuniu alunas e familiares. Na ocasião, a reitora Ruth destacou a importância da capacitação e como o conhecimento transforma vidas.
“É um momento de gratidão, principalmente por ser uma mulher e estar aqui com outras mulheres. Porque estamos compartilhando um pouco de nós, umas com as outras. O Instituto Federal Sergipe transformou a minha vida, e com isso digo que tenho certeza que vocês não são as mesmas do início do curso. O conhecimento transforma. E o empoderamento gera uma valorização da pessoa, da mulher”, destacou a professora Ruth.
Já a coordenadora Mariana destacou o papel de Dona Finha, líder comunitária e mestre de sementes crioulas, para que o curso acontecesse na comunidade. “O Mulheres Mil é fruto de uma política pública de educação e valorização da mulher do governo federal. Nós do IFS temos orgulho de executar essa política na comunidade Sítio Alto ao lado dessa grande mulher”, ressaltou.
Durante quatro meses, o curso Agricultor Orgânico foi ofertado na comunidade e as mulheres tiveram a oportunidade de aprender conteúdos de qualificação teórica, técnica e social.
Redes Sociais