Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições do Programa Bolsa Permanência para estudantes indígenas e quilombolas
AUXÍLIO FINANCEIRO

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Criado: Terça, 16 de Julho de 2024, 11h41 | Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 11h22 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 11h45

A oportunidade é voltada para alunos de graduação presencial

DIAE Bolsa para Índígenas e Quilombolas 2024 redes sociaisOs graduandos do Instituto Federal de Sergipe já podem solicitar adesão ao Programa Bolsa Permanência. A bolsa ofertada pelo Ministério da Educação tem o intuito de promover a continuidade e participação de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e promover a democratização de acesso ao ensino superior.

De acordo com o Edital nº 13/2024 PROEN/DIAE, é necessário acessar realizar um cadastro no Sistema de Gerenciamento de Bolsas até o próximo dia 31 de julho. Nessa etapa, o interessado deverá enviar Autodeclaração (anexo I do edital) e o Termo de Compromisso do (a) Estudante (anexo V do edital) e documentação solicitada para a comprovação da sua condição de indígena ou quilombola:

- Declaração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), na qual conste que o (a) estudante indígena reside em comunidade indígena, ou comprovante de residência em comunidade indígena, no nome do (a) estudante ou dos pais ou Declaração de Pertencimento Étnico e de Residência em comunidade indígena assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas disponibilizada no Anexo III do edital; OU
- Certidão Bolsa Permanência, emitida pela Fundação Cultural Palmares, constando o nome da Comunidade, município e estado do estudante ou comprovante de residência em comunidade quilombola ou Declaração de Pertencimento Étnico e de Residência em comunidade quilombola assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas disponibilizada no Anexo II do edital.

Na sequência, os estudantes do IFS devem entregar nas CAE/COAE de seus campi, as vias físicas dos documentos acima usados no cadastro on-line, acrescida de documentação complementar prevista no item 6 do edital. Confira a lista:

a) Formulário de informações complementares, disponibilizado no Anexo IV do edital;
b) Documento de identidade (RG) e CPF do (a) estudante;
c) Declaração de matrícula na instituição;
d) Termo de compromisso assinado, disponibilizado no Anexo V do edital;
e) Cópia do documento de identidade (RG) dos pais;
f) Ficha de identificação, disponibilizada no Anexo VI do edital.

O valor da Bolsa Permanência a ser pago a estudantes indígenas e quilombolas que atendam aos critérios do Edital nº 13/2024 é de R$ 1.400,00 mensais. É fortemente recomendada a leitura completa e atenta do edital. Dúvidas devem ser direcionadas à Diretoria de Assuntos Estudantis por telefone (79) 98102-9661 e (79) 3711-1859 ou e-mail:diae@ifs.edu.br.

registrado em: