MEC credencia IFS para oferta de cursos superiores na modalidade EaD
Em breve, o IFS lançara editais de cursos a distância para toda a comunidade acadêmica
A democratização do acesso ao ensino superior é um dos pilares de atuação do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Neste sentido, a Pró-reitoria de Ensino (Proen), através do Departamento de Educação a Distância (DEAD), recebeu do Ministério da Educação (MEC), nesta quarta, 17, a aprovação da oferta de cursos superiores na modalidade de Educação a Distância (EaD).
Com a decisão do MEC, ainda neste ano, o IFS ofertará à sua comunidade acadêmica o primeiro curso de Pós-graduação em Docência da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), fruto de uma parceria estratégica da instituição com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Segundo a chefe do DEAD, a professora Valéria Oliveira, a pós-graduação em Docência na EPT é bastante aguardada pela comunidade, já que proporcionará formação pedagógica para bacharéis, como também tecnólogos, que atuam ou que pretendem atuar na EPT. “Será também uma excelente oportunidade para servidores e servidoras do IFS e para aqueles que serão contratados após o concurso público que se encontra em andamento”, ressalta.
O Pró-reitor de Ensino, professor Alysson Barreto, destaca que esse credenciamento se soma a outros avanços conquistados durante este ano de 2024, como o próprio credenciamento à UAB, que já era uma busca institucional desde o ano de 2018.
“Dessa forma, a EAD do IFS vai ganhando condições de se consolidar e ampliar suas ofertas, atendendo uma demanda existente no Brasil e oportunizando o acesso à formação técnica profissional de qualidade oferecida pelos Institutos Federais, para aqueles que não conseguem estar frequentando presencialmente nossos cursos”, explica o pró-reitor.
Protagonismo estudantil
Flexibilidade, autonomia e rompimento de barreiras. Essas são algumas expressões que resumem a modalidade de Educação a Distância, a qual permite que o estudante seja protagonista no processo de ensino-aprendizagem ao dar liberdade e meios para que ele faça sua vida acadêmica de acordo com sua realidade e tempo disponível.
Dados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que entre os anos de 2011 e 2021, o número de ingressantes em cursos superiores na modalidade EaD aumentou em 474% - o que possibilitou o alcance do ensino superior em todo o território nacional.
Valéria reforça que essa conquista do IFS representa a expansão da Educação a Distância e fortalece a qualidade da educação pública que agora pode ser levada para todo o estado. “Em breve, mais novidades, atualizações e ofertas de cursos, através do lançamento de editais”, diz.
Redes Sociais