Página inicial > Últimas Notícias > IFS sedia 2º Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste

IFS sedia 2º Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste

Criado: Quinta, 22 de Agosto de 2024, 08h05 | Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2024, 08h19 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 12h35

Abertura do evento contou com a participação de reitores, professores e servidores de institutos federais de diversos estados da região

Fotos: Andrei Ferreira

Texto: Najara Lima

DSC 0141A noite da última quarta-feira, 21, marcou o início do 2º Fórum de Internacionalização dos Institutos Federais do Nordeste, promovido de forma conjunta pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) e pelo IF Baiano. A solenidade de abertura, realizada na nova sede da Reitoria do IFS, contou com a presença de reitores, professores e servidores dos institutos federais da região.

Para a cerimônia de abertura, foi realizada uma apresentação musical do servidor do IFS e maestro Daniel Freire, acompanhado por um grupo de cordas. Também foi apresentado um cordel sobre refugiados, por Chiquinho do Além Mar.

Dando início à segunda edição do fórum, foi formada uma mesa composta pela reitora do IFS, Ruth Sales; pelo reitor do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Aécio Duarte; e pelo reitor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Carlos Guedes.

DSC 0324Durante a solenidade, foi assinado pelos reitores presentes o protocolo de intenções formalizando a criação do Cooperemos, grupo de trabalho entre os IFs do Nordeste que tem a finalidade de fomentar a cooperação internacional dos institutos federais.

Diálogo

DSC 0260A reitora do IFS, professora Ruth Sales, não escondeu a sua satisfação em receber um evento desse porte no instituto. “Este evento representa mais um momento em que os institutos federais do Nordeste se unem e se reúnem com o propósito de fortalecer as ações de internacionalização que desenvolvemos junto à nossa comunidade. Cada dia mais unimos forças para, através do trabalho em rede, melhorar a educação na nossa região”, defende a reitora.

DSC 0342De acordo com o assessor de Relações Internacionais do IFS, Frederico Chaves, o principal objetivo do fórum é fomentar o diálogo entre estudantes, professores, técnicos, gestores e demais profissionais da educação. “Este fórum é fundamental para que possamos fazer uma reflexão acerca do processo de internacionalização da nossa instituição. A nossa expectativa é ampliar os horizontes da nossa comunidade interna e externa, divulgando as diversas ações que estamos desenvolvendo nessa área”, assinala.

DSC 0245Para o professor Aécio Duarte, reitor do IF Baiano, é de fundamental importância o processo de internacionalização dos institutos federais brasileiros. “Hoje é um dia de muita alegria, por estarmos realizando conjuntamente, o IFS e o IF Baiano, este evento sobre a internacionalização dos IFs do Nordeste. É mais uma prova do esforço que tem sido feito entre os institutos da região para trabalhar em rede”, enfatiza o professor.

Palestra

DSC 0379O professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Paulo Roberto Boa Sorte, ministrou a palestra de abertura, com o tema “Línguas Estrangeiras em Tempos de IA”. Em sua exposição, o docente fez uma retrospectiva sobre as ondas de desenvolvimento tecnológico, conceitos de inteligência artificial e, mais especificamente, sobre o aprendizado de línguas estrangeiras com tecnologias ao longo do tempo. “A popularização da internet tem colaborado muito com o ensino das línguas estrangeiras e tem também mudado a forma como se aprende essas línguas”, assinala o palestrante.

Programação

DSC 0125O 2º Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste seguirá com a programação prevista para os dias 22 e 23, no Del Mar Hotel.
Nesta quinta-feira, 22, serão realizadas discussões sobre os processos culturais de colonização e decolonização, atividades culturais, além de mesas-redondas sobre o papel do Programa de Estudantes-Convênio e relatos de experiências de vários programas de internacionalização.
Já na sexta-feira, 23, último dia do evento, a programação incluirá uma mesa-redonda sobre gestão e internacionalização institucional.

registrado em: