Página inicial > Últimas Notícias > O Papel do Programa de Estudantes-Convênio Graduação na Internacionalização dos IFs do Nordeste
PEC-G

Criado: Quinta, 22 de Agosto de 2024, 17h53 | Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2024, 17h53 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2024, 17h53

A oferta de vagas gratuitas para estudantes estrangeiros nas instituições de Ensino Superior Brasileiros

Matéria Fórum PEC G SITECom o objetivo de intensificar laços e de contribuir para a formação de recursos humanos nos países com os quais o Brasil tem acordo de cooperação educacional, cultural ou científica e tecnológica, o Programa de Estudantes-Convênio Graduação (PEC-G), coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), oferta vagas gratuitas para que estudantes estrangeiros possam graduar-se, em qualquer área do conhecimento, nas instituições de ensino superior do país. Com a convivência, estudantes brasileiros podem expandir seu horizonte cultural.

“Esse é um programa oficial do governo brasileiro, a fim de contribuir para a internacionalização do ensino superior no país”, disse Elisa Maia Pereira Mendes, da Divisão de Cooperação Educacional (DCE), encarregada pelo PEC-G, no MRE. Atualmente 74 países fazem parte da cooperação para o programa, sendo 29 da África; 28 da América Latina e Caribe; 10 da Ásia e; 7 da Europa.

Dados do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC-MEC), mostram que 95 alunos estrangeiros estão se graduando em instituições da rede federal. Destes, 23% estudam em Institutos Federais do Nordeste. São 13% no IFCE; 6% no IFPB e 4% no IFBA. Outros quatro institutos, dos 11 que compõem a região, também fazem parte da lista de cooperados. São eles: o IFBaiano, o IFMA, o IFPE e o IFPI.

De acordo com Frederico Chaves, assessor de Relações Internacionais do Instituto Federal de Sergipe (IFS), a intenção da palestra da representante do MRE no 2º Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste, que está sendo realizado em Aracaju, em parceria com o IFBaiano, é de apresentar o programa para os outros institutos da região que ainda não fazem parte da lista. “O que pretendemos com isso é que os gestores dos institutos que ainda não têm cooperação se movimentem internamente para participar do programa. Assim, podemos aumentar nossa matrícula e internacionalizar a instituição com esses estudantes, promovendo, sobretudo, o crescimento cultural de nossa comunidade”, afirmou Frederico.

registrado em: