Página inicial > Últimas Notícias > Cooperemos é encerrado com debate sobre gestão e internacionalização nos IF
INTERNACIONALZAÇÃO

Cooperemos é encerrado com debate sobre gestão e internacionalização nos IF

Criado: Sexta, 23 de Agosto de 2024, 12h34 | Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2024, 12h34 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 13h01

Expansão internacional do ensino deve ser prioridade

Por: Adrine Cabral

Fotos: Andrei Ferreira

DSC 0466 2O Fórum de Internacionalização dos Institutos Federais do Nordeste foi encerrado na manhã desta sexta-feira, dia 23, com mesa redonda sobre gestão e internacionalização institucional, além da dupla diplomação como vetor de permanência e êxito. Ao longo de três dias, servidores e alunos debateram sobre internacionalização, e foi formalizada a criação do Cooperemos, grupo de trabalho entre os IFs do Nordeste que tem a finalidade de fomentar a cooperação internacional dos institutos federais.

DSC 0011A reitora do IFS, professora Ruth Sales, destacou o desafio que é realizar um evento deste porte, bem como de se pensar e realizar a internacionalização. “Nesse momento aproveitamos para discutir a pesquisa, a extensão, o ensino, de forma transversal a internacionalização e a inovação, porque é o que compõe a nossa rede. Então estamos nos organizando enquanto região para sair à frente e mostrar aos outros países que nós temos muito a oferecer”, destaca.

DSC 0468 2De acordo com o assessor de Relações Internacionais do IFS, Frederico Chaves, o Cooperemos é a formalização de um trabalho amplo entre os institutos do Nordeste. “O grupo de trabalho visa buscar parcerias de forma conjunta, realizar eventos em conjunto, realizar missões internacionais de forma conjunta. Às vezes os parceiros que, de repente, um IF baiano tem, por exemplo, pode ser também dos outros IFs e vice-versa”, ressalta.

DSC 0475 2Durante a cerimônia de encerramento houve a mesa redonda ‘Gestão e internacionalização institucional’. A primeira fala da mesa foi da Hildonice Batista, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IF Baiano, que detalhou como é realizado o trabalho de gestão na internacionalização.

DSC 0483 2Já o diretor de Relações Institucionais do IFMA, Vilton Soares, destacou a dupla diplomação como vetor de permanência e êxito. “Além de outras ações que são realizadas no Instituto Federal do Maranhão, destacamos no Fórum o nosso trabalho com dupla diplomação, colocando em foco o para o êxito e permanência dos estudantes nos cursos superiores do IFMA. A ideia é que isso possa ser compartilhado com os institutos federais do Nordeste. Inclusive, nós colocamos à disposição para ajudar em todo o processo, que é robusto”, concluiu o diretor.

registrado em: