Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Campus Lagarto visitam Centro de Memória Digital em Simão Dias
VISITA TÉCNICA

Alunos do Campus Lagarto visitam Centro de Memória Digital em Simão Dias

Criado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 11h44 | Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2024, 06h37 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 06h37

Visita integra atividades das disciplinas História da Arquitetura e Urbanismo I e II, ministradas pela professora Mariana Barreto

visita historia da arquitetura 4Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto tiveram a oportunidade de conhecer, no último sábado, 24, o Centro de Memória Digital Profª. Enedina Chagas, localizado no município sergipano de Simão Dias. A visita técnica integra as atividades das disciplinas História da Arquitetura e Urbanismo I e II, ministradas pela professora Mariana Barreto.

visita historia da arquitetura 6A iniciativa teve o objetivo de mostrar aos alunos a riqueza arquitetônica, histórica e cultural do prédio, que foi recentemente restaurado. Na ocasião, foi possível estabelecer um diálogo enriquecedor entre os discentes do curso acerca de questões emergentes na área, como a salvaguarda do patrimônio histórico e as casas de memórias.

Durante a visita técnica, os estudantes também fizeram um passeio pelos prédios históricos da cidade, conhecendo a Igreja da Matriz e a casa do Barão de Santa Rosa. Na ocasião, os discentes do curso foram presentados com uma obra sobre a história de Simão Dias, escrita por historiadores e memorialistas.
Experiência

visita historia da arquitetura 1Aluna do 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFS - Campus Lagarto, Cássia Bomfim Moura mostrou-se muito grata pela oportunidade de visitar o Centro de Memória Digital Profª. Enedina Chagas. “A visita evidenciou a integração da tecnologia com o passado. Caminhamos pela cidade contemplando a arquitetura de suas fachadas, assim como vivenciamos um pouco da rotina urbanística local. Foi uma experiência incrível”, relata.

Compartilha da opinião de Cássia o discente Tarcísio de Melo Azevedo, também do 3º período do curso. “Essa experiência é fundamental para a nossa vida acadêmica, além de nos mostrar a importância da preservação dos patrimônios históricos locais”, explica.

visita historia da arquitetura 7A professora Mariana Barreto declarou que a visita proporcionou aos educandos vivenciar aspectos da História da Arquitetura no Brasil e dos bens históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Históricos Artístico e Nacional (IPHAN). “A visita teve como objetivo identificar a riqueza histórica, cultural e patrimonial no Centro de Memória Digital Profª. Enedina Chagas. Além de vivenciarmos experiências exitosas em relação à preservação da cultura, a visita agregou conhecimento aos debates teóricos”, destaca a docente.

registrado em: