Página inicial > Últimas Notícias > IFS recebe Assessoria Técnica do INES para avançar na inclusão de estudantes surdos
EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Criado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 12h30 | Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 12h30 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 15h11

O objetivo é capacitar os profissionais da educação para promover a integração educacional e social desse público na instituição

DSC 0652Até quinta-feira (29), o Campus Socorro recebe a Assessoria Técnica do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), para capacitar profissionais do Instituto Federal de Sergipe (IFS), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), das Secretarias Municipal e Estadual de Educação (SEMED e SEED), do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação de Surdos de Sergipe (IPAESE) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe.

DSC 0552De acordo com Christianne Rocha, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (Naedi), a capacitação será desenvolvida em todas regiões do país e Sergipe foi o estado escolhido no Nordeste para receber essa ação que representa um avanço na inclusão de estudantes surdos no ambiente educacional. “A partir de hoje, vamos trabalhar com atendimento educacional especializado voltado para estudantes surdos. O que pretendemos é que esses profissionais, que estão participando dessa capacitação, sejam multiplicadores, a fim de aprimorar e fortalecer cada vez mais o trabalho com esse público na nossa instituição”, frisou.

DSC 0727Christianne lembra que, atualmente no IFS, há estudantes surdos em três campi: Aracaju, Estância e Tobias Barreto. A intenção é estender o atendimento a todo instituto a fim de aperfeiçoar a oferta do ensino qualificado. “No IFS, temos coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) em todos os 10 campi. Essa capacitação é uma oportunidade única, não apenas para o instituto, mas para todo o estado de Sergipe. Nós, enquanto instituição pública e federal, trazer essa capacitação é enriquecedor e de um significado enorme para o estado; pois precisamos avançar constantemente com a inclusão desses estudantes”, disse.

DSC 0568Luciara Fernandes, é assistente social do Campus Glória e está participando da capacitação. Ela revelou que em Glória ainda não há alunos surdos regulares, mas que o treinamento é de extrema relevância para que o campus possa se preparar para receber, no futuro, esses estudantes. “As demandas um dia chegam e temos que estar preparados para se adequar a realidade que está por vir e acolher da melhor forma esses alunos, atendendo todas as especificidades que eles venham a necessitar, não apenas em sala de aula, mas em todo o campus”, salientou.

DSC 0558Capacitar a fim de antecipar futuras demandas dentro das instituições de ensino é uma prática imprescindível para Danielle Lins, diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico do INES. Para ela é necessário que haja uma formação continuada para os profissionais que atuam junto aos alunos surdos. “Infelizmente ainda não temos essa formação acadêmica adequada, na graduação, por exemplo. Muitas vezes o professor recebe alunos surdos em sala de aula sem nunca ter contato com essas pessoas. O surdo sofre com privação linguística desde que nasce na maior parte dos casos; então, toda tentativa de contribuir e incluir o aluno é muito importante para que ele se sinta acolhido e esse encontro com trocas de informações é essencial principalmente para os profissionais que trabalham diretamente com eles”, ressaltou.

Sobre a seleção

Neste ano, o INES lançou um edital para a seleção de órgãos de educação das três esferas interessados em receber Assessorias Técnicas. O IFS, por meio do Naedi, da Pró-reitoria de Ensino, foi selecionado na região Nordeste.

O treinamento, terá duração de 24 horas, distribuídas em três dias consecutivos, com 60 profissionais do IFS e de outras instituições de Sergipe que atuam ou buscam formação para trabalhar com estudantes surdos. A Assessoria Técnica do INES visa capacitar os profissionais da educação para promover a inclusão educacional e social dos estudantes surdos para fortalecer as práticas pedagógicas voltadas para a educação bilíngue (Libras/Português).

registrado em: