Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa sobre inclusão feminina na produção de mel é aprovada em edital da Fapitec
CIÊNCIA

Criado: Quarta, 28 de Agosto de 2024, 11h27 | Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2024, 11h35 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 16h57

Por Adrine Cabral

WhatsApp Image 2024 08 28 at 11.34.15Desenvolver pesquisa e extensão para e por meninas e mulheres é uma das prioridades do Instituto Federal de Sergipe, e os resultados são colhidos diariamente. O mais recente deles foi a aprovação do projeto de pesquisa ‘Fortalecendo a Produção de Mel em Sergipe: Qualidade, Sustentabilidade e Inclusão Feminina através da Educação Científica e Qualificação de Apicultores’ no edital Meninas nas Ciências, da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), voltado para fomentar a capacitação do público feminino empreendedor.

Biolab 01Por meio de parceria com a Universidade Tiradentes, o estudo tem como objetivo promover a qualidade e a sustentabilidade da produção de mel em Sergipe, assegurando a segurança do produto por meio de análises físico-químicas e microbiológicas, ao mesmo tempo em que se estimula a participação feminina nas ciências e na apicultura através do desenvolvimento de práticas sustentáveis que beneficiem tanto os produtores quanto o ecossistema regional.

De acordo com Bárbara Sousa, servidora e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFS, além de se uma das responsáveis técnicas do estudo, a expectativa da equipe de pesquisadores é, ao longo de 15 meses, auxiliar os produtores de mel e associações com a elaboração de laudos sobre a qualidade e identidade do mel, que serão entregues a eles.

“O projeto também busca fortalecer a apicultura sergipana, oferecendo produtos como georreferenciamento de áreas aptas para novas unidades, um Manual de Boas Práticas e um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, que poderão servir de modelo para outras unidades além das que realizaremos a pesquisa. Essas descobertas são relevantes porque apoiam a criação de novas políticas públicas que podem promover a sustentabilidade ambiental, bem como, capacitar pequenos produtores, aumentando a qualidade e a segurança do mel produzido no nosso estado”, destaca Bárbara.

20240827 170354A pesquisa está dividida em grupos de trabalho, com pesquisadores responsáveis por cada área de atuação, como a professora Carina Souza, que estará responsável pela elaboração de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) dos apiários; o professor Leandro Barros que estará responsável pelo georreferenciamento e o mapeamento das unidades produtoras de mel; Bárbara Sousa e Érika Bandão que serão responsáveis pela parte de ensaios da pesquisa junto com o professor Ranyere Souza, da UNIT, supervisionando e treinando os demais bolsistas. No caso de Bárbara Souza, enquanto mestranda pelo ProfEPT, também estará responsável pelas oficinas que serão ofertadas aos produtores com o desenvolvimento de material educativo. E o professor Igor Reis que, além de coordenar a pesquisa, estará responsável pela elaboração de Boas Práticas de Fabricação (BPF) aos apicultores.

Mulheres na ciência e na apicultura

Inclusão e promoção da equidade de gênero também é um dos desafios do estudo, de acordo com Igor Reis, que é professor do IFS e coordenador da pesquisa. “Ao promover a participação feminina nas ciências, o projeto não apenas fortalece a produção apícola em Sergipe, mas também contribui para a redução das disparidades de gênero no campo científico. Esperamos também inspirar outras iniciativas semelhantes e atrair novos talentos, especialmente entre as mulheres, para a ciência e a tecnologia”, ressalta.

O pró-reitor de Pesquisa e Extensão do IFS, José Osman dos Santos, pontua que conquistas como esta demonstram o quanto a comunidade científica do IFS está mobilizada para ampliação da participação e representatividade da mulher nas atividades científicas de extensão e inovação, reafirmando o compromisso do IFS em promover a equidade de gênero na ciência.

“Acreditamos que incentivar e apoiar a participação das mulheres na ciência é uma necessidade para o desenvolvimento de uma ciência mais diversa e inclusiva, capaz de gerar soluções inovadoras para os desafios da sociedade, promovendo justiça social. Por isso, temos investido em editais específicos, como o ‘Mulheres nas Ciências’, que buscam criar estratégias efetivas para ampliar a inserção das mulheres nas áreas de pesquisa, estimulando o potencial de nossas estudantes e servidoras. Esses esforços refletem nosso compromisso com uma formação integral que contribua para o desenvolvimento sustentável e para a produção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e diversa”, celebra.

Edital Mulheres na Ciência

O Edital Mulheres nas Ciências, da Fapitec/SE, conta com a interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), com a parceria da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) e objetiva fomentar projetos de extensão voltados para a capacitação empreendedora do público feminino sergipano e despertar potenciais talentos femininos no desenvolvimento de estudos em áreas estratégicas.

Com recursos oriundos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Sergipe (Funtec), o edital n° 09/2024 destina R$ 739.440,00 para a contratação de oito projetos com auxílio financeiro à pesquisa, oito bolsistas de Mestrado (GM), oito bolsistas de Iniciação Científica (IC), 16 bolsistas de Apoio Técnico à Pesquisa Nível Superior (ATP NS) e 48 bolsistas de Iniciação Científica Júnior (IC Jr).

registrado em: