IFS aposta no fortalecimento do ensino a distância na instituição
O evento de capacitação EADAY, realizado nessa quarta-feira (10), faz parte de um novo ciclo em que o IFS amplia a grade de cursos ofertados e reforça seu compromisso com a modalidade EaD no estado
Com foco na qualidade educacional e inclusão, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) está em busca da ampliação do ensino a distância. Além dos cursos de idiomas e capacitações, o IFS passará a ofertar seu primeiro curso de nível superior. O momento exige reflexão e preparo e, por isso, a instituição promoveu o EADAY 2024, evento destinado a capacitar pessoas interessadas nessa modalidade e também os profissionais que atuarão no novo curso pós-graduação.
Para o desafio de integrar a rede da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e viabilizar a oferta da especialização lato sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Departamento de EaD (DEAD) passa a contar com o apoio de novos tutores, professores formadores e coordenador de curso; além da colaboração das coordenadorias EaD dos campi.
De acordo com a Professora Valéria Oliveira, chefe do DEAD e coordenadora da comissão organizadora do EADAY, esse é o momento de consolidar a participação do IFS no ensino a distância em Sergipe. “É algo inédito no nosso instituto. Damos um novo passo com essa ampliação na grade de cursos, que atende a demandas das comunidades interna e externa. Nossa responsabilidade social é com a inclusão e a modalidade a distância faz parte disso, permitindo que pessoas em diferentes contextos e dinâmicas de vida possam ter acesso à educação”, destacou a docente.
O especialização contará com cinco polos, nos municípios de Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores e São Cristóvão. São necessárias muitas mãos e esforço. O professor Adriano de Souza Freitas, do campus Itabaiana, atua como coordenador do curso, e garante que há um engajamento por parte de toda a equipe para a chegada dos 200 novos alunos. “Com muita competência e destreza, estamos nos preparando para sermos exitosos nessa primeira experiência, para que possamos, em breve, propor cursos em outras áreas”, endossou.
Durante o EADAY, os participantes, por meio de palestras e oficinas, foram incentivados a refletir sobre diversos temas, entre eles a transformação do papel do professor na EaD, as possibilidades proporcionadas pela inovação tecnológica, a inclusão social através da educação a distância, e os desafios que o ambiente virtual apresenta.
Segundo Andreia Poschi Torales, recém-contratada para a equipe de tutoria do IFS, essa é uma função fundamental. “A assistência do tutor é importante nesse contato diário com os alunos, é uma presença constante no processo de aprendizado auxiliando nas dúvidas e fornecendo feedbacks, além de estreitar o relacionamento com os professores formadores”, explicou.
Para a oferta do novo curso, o IFS também ampliou a lista de instituições parceiras e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e da Universidade Federal de Sergipe. A especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) terá duração de três semestres (360h) e a aula inaugural será realizada no próximo dia 31 de outubro.
Redes Sociais