Popularização da ciência é tema de trabalho apresentado por docentes do IFS em congresso internacional
Professores do Campus Lagarto apresentaram pesquisa que destaca o papel da educação científica na prevenção de desastres
Por: Najara Lima
Popularizar a ciência, por meio de ações educativas e de comunicação com a sociedade. Esse é o tema principal do artigo “O Desastre do Césio-137 em Goiânia: A Importância da Popularização da Ciência para a Prevenção de Novos Desastres”, apresentado pelos professores Raquel Nominato Araújo, Cintia Teles de Argolo, Héstia Raissa Lima Precoma e Luciano Paulo de Araújo Maia, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Lagarto.
A pesquisa, desenvolvida no contexto de uma aula interdisciplinar, foi apresentada no dia 10 de outubro, no II Congreso Virtual Iberoamericano de Salud Ambiental e I Congreso de la Red de Toxicologia de Latinoamérica y el Caribe. No estudo, os docentes ressaltam a necessidade de maior disseminação de informações científicas a fim de prevenir novos desastres, como o ocorrido em Goiânia, no ano de 1987.
Durante a apresentação, foi possível discutir o papel da educação e da comunicação de riscos na sociedade e a relevância da popularização da ciência. A participação dos professores do IFS no evento fortalece a relação entre ciência e sociedade, destacando o papel da educação científica na formação de cidadãos conscientes sobre os riscos tecnológicos e ambientais.
Redes Sociais