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DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Pesquisadores do IFS publicam artigo em célebre revista internacional de Educação Química

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Segunda, 30 de Dezembro de 2024, 14h11 | Publicado: Segunda, 30 de Dezembro de 2024, 14h11 | Última atualização em Segunda, 30 de Dezembro de 2024, 14h11

Trabalho desenvolvido no Campus Lagarto explora hidrogênio verde como fonte de energia limpa e destaca a inovação pedagógica Maker Chemistry.

WhatsApp Image 2024 12 27 at 15.55.02Mais um reconhecimento científico vindo diretamente do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Lagarto! Pesquisadores da unidade de ensino, sob a coordenação do professor Ângelo Pitanga, tiveram a publicação de um artigo científico no renomado: “Journal of Chemical Education”, o mais prestigiado periódico dedicado à divulgação científica em Educação Química no mundo.

Intitulado: "Building Hydrogen-Powered Unmanned Vehicles: a Thematic Proposal - Maker Chemistry - on Green Hydrogen Production", o trabalho resulta de atividades de pesquisa em iniciação científica realizadas pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica: Franciele Mota, Deley da Silva e Douglas de Menezes; sob a orientação do professor Ângelo.

O artigo relata uma experiência prática desenvolvida no ano letivo de 2023, com 80 alunos de cursos técnicos integrados à educação profissional do Campus Lagarto. A proposta envolveu a construção de veículos movidos a hidrogênio verde e impressos em 3D, promovendo discussões sobre formas de produção e comercialização dessa alternativa energética sustentável.

De acordo com Franciele, graduanda do último período de Engenharia Elétrica, o desafio de realizar a pesquisa com esses estudantes foi enorme, principalmente pela gestão do tempo. “Manter todos engajados e garantir que cada um tivesse uma experiência de aprendizado valiosa exigiu muita organização e comunicação. No final, foi gratificante ver como a colaboração de todos resultou em um trabalho de qualidade”, diz.

Maker Chemistry: inovação

Segundo Ângelo, a proposta Maker Chemistry inova ao integrar diferentes abordagens pedagógicas e tecnológicas:

“Nossa ideia foi combinar atividades em laboratórios de química convencionais com tarefas típicas de um laboratório Maker, como prototipagem, programação e impressão 3D. Essa integração prepara nossos alunos para os desafios de um mercado cada vez mais tecnológico e sustentável”, explica o docente.

O projeto faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes na educação profissional. Durante as atividades, os estudantes realizaram tarefas como produção de hidrogênio para abastecer os veículos, prototipagem e impressão em 3D, testes dos modelos e apresentação final para os colegas.

A iniciativa se insere nos esforços da Rede Maker, uma colaboração entre pesquisadores de Centros Federais de Educação e Tecnologia (CEFETs) e Institutos Federais, que desde 2020 busca equipar laboratórios makers na Rede Federal de Educação Profissional. “O Campus Lagarto conta com um desses laboratórios, permitindo o desenvolvimento de atividades integradas de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, conta Ângelo.

O artigo também apresenta os resultados das discussões sobre os desafios climáticos e o papel do hidrogênio verde como combustível alternativo, reforçando a relevância de propostas educacionais alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

“Como futura engenheira eletricista e pesquisadora, é uma grande realização ver nosso trabalho reconhecido em uma revista de renome. Isso valida nosso esforço e reforça a importância da pesquisa”, conclui Franciele.

Confira o artigo completo em: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.4c00740.

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