IFS divulga resultado final do curso Confluências Bantu-indígenas
Matrícula presencial dos selecionados acontece no dia 12/01, no Campus Aracaju
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) divulgou nesta segunda, 05, o resultado final das inscrições para o curso de extensão: “Confluências Bantu-Indígenas para uma Educação Antirracista”. Os candidatos classificados devem realizar a matrícula de forma presencial na próxima segunda, 12 de janeiro, das 8h às 17h, no Campus Aracaju.
Com carga horária de 60 horas e totalmente gratuito, o curso é voltado a professores da educação básica, estudantes de cursos de licenciatura e integrantes de comunidades tradicionais. A formação tem como objetivo fortalecer práticas pedagógicas antirracistas e valorizar os saberes afro-brasileiros, africanos e indígenas, a partir de uma perspectiva crítica e descolonial da educação.
Formação híbrida e vivências em campo
As atividades do curso ocorrerão de forma híbrida, no período de 12/01 a 15/04. Os encontros on-line, síncronos e assíncronos, acontecerão às segundas-feiras, das 19h às 21h, por meio da plataforma EAD do IFS. Já as atividades presenciais serão realizadas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 16h, além de atividades de campo em espaços culturais e comunidades tradicionais.
Metodologia e coordenação
A proposta pedagógica será conduzida pela coordenadora Camila Barreto Dornelles, do IFS Campus Aracaju, e contará com a participação da mestra dos saberes Maria Balbina dos Santos, conhecida como Mametu Kafurengá, referência da Escola Caxuté, na Bahia.
A metodologia do curso prioriza experiências formativas que rompem com o modelo expositivo tradicional, articulando encontros on-line, atividades presenciais e vivências em campo.
Os interessados podem conferir a lista de classificação e demais orientações, clicando aqui!


Redes Sociais