Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inovação com responsabilidade: IFS discute bolsas, incentivos e atuação profissional
Início do conteúdo da página
DESENVOLVIMENTO

Inovação com responsabilidade: IFS discute bolsas, incentivos e atuação profissional

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Publicado: Quinta, 05 de Fevereiro de 2026, 18h07 | Última atualização em Quinta, 05 de Fevereiro de 2026, 18h09

Evento reforçou diretrizes institucionais e a legalidade na participação de servidores em projetos

WhatsApp Image 2026 02 05 at 17.46.25 2Inovação, responsabilidade e segurança jurídica marcaram o “Painel IFS: Bolsas, Incentivos e Atuação Profissional Responsável”, realizado nesta quinta-feira, 05, na sede da Reitoria do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Voltado exclusivamente para servidores da instituição, o evento reuniu gestores, especialistas e representantes institucionais para debater diretrizes, oportunidades e limites legais relacionados à atuação profissional no âmbito do serviço público.

Com palestra, mesas-redondas e lançamentos institucionais, a programação promoveu um espaço de diálogo qualificado sobre inovação, projetos institucionais e o fortalecimento de práticas responsáveis, alinhadas ao desenvolvimento institucional do IFS.

WhatsApp Image 2026 02 05 at 17.46.25A reitora do IFS, Ruth Sales, destacou que a temática vem sendo discutida pela instituição há alguns anos e que, em 2016, com o advento do novo marco legal da inovação (Código de Ciência, Tecnologia e Inovação), abriu-se um novo cenário, marcado por maior amadurecimento institucional em relação à inovação e à atuação do profissional da educação.

“Em junho daquele ano, eu estava como pró-reitora de Pesquisa e Extensão e o IFS foi um dos primeiros a atualizar suas normativas. No entanto, havia lacunas. Assim, um grupo de procuradores federais começou a estudar e melhorar os meios para atuação naquele cenário, em que, por exemplo, um professor pudesse resolver um problema de uma determinada empresa, receber por aquilo e envolver um grupo de estudantes. Assim, ganha o docente, seus alunos e, sobretudo, a instituição”, explicou a reitora, ao reforçar que o painel representa apenas o início de outras iniciativas que ainda serão desenvolvidas.

WhatsApp Image 2026 02 05 at 17.46.24 2Uma das organizadoras do evento, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional (Prodin), Chirlaine Gonçalves, apresentou ao público a Resolução nº 363, de 30 de dezembro de 2025, que aprova o regulamento para a realização de atividades esporádicas por docentes do IFS em regime de Dedicação Exclusiva. Segundo ela, o documento foi um dos principais motivadores para a construção do Painel.

“A resolução, cuja presidência foi da Prodin, traz um grande diferencial, pois ela legaliza os trabalhos esporádicos e trata-se de um documento que a nossa instituição necessitava”, destacou.

Conforme a resolução, o trabalho esporádico refere-se às atividades realizadas de forma eventual por docentes do quadro permanente em regime de dedicação exclusiva, desde que desenvolvidas junto a órgãos ou entidades externas ao Instituto e relacionadas à sua área de especialidade. Essas atividades não configuram vínculo permanente nem comprometem as atribuições regulares do docente no IFS.

Entre as ações enquadradas como trabalho esporádico estão a participação ocasional em palestras, conferências e atividades artísticas ou culturais; a colaboração eventual em projetos institucionais de ensino, pesquisa e extensão; além de contribuições científicas ou tecnológicas pontuais.

Interlocução: IFS e IFAM

jaimeUm dos convidados mais aguardados do Painel foi o professor e reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Jaime Cavalcante. Na palestra “A Política de Inovação como Instrumento de Desenvolvimento Institucional”, o gestor compartilhou a experiência do IFAM na área e apresentou as estratégias adotadas para o fortalecimento da inovação tecnológica no âmbito institucional.

Durante sua apresentação, Jaime Cavalcante detalhou o processo de elaboração da Política de Inovação Tecnológica do IFAM e destacou os aspectos considerados em seu aprimoramento, especialmente diante das demandas sociais do estado do Amazonas.

“Esta é uma oportunidade que temos de fazer um contato maior com o IFS, com a comunidade, com as demandas sociais e fazer essa relação, essa ponte entre instituição, demanda social e inovação tecnológica, trazendo, com isso, principalmente, ganho na formação de nossos estudantes e levando também ganho para a sociedade, por meio de uma inovação tecnológica voltada para a necessidade social”, ressaltou o reitor.

Atuação profissional e segurança jurídica

Na sequência, os participantes acompanharam a mesa-redonda “Projetos, Inovação e Legalização da Atuação Profissional”, que contou com a participação de Chirlaine Gonçalves; José Osman Santos, pró-reitor de Pesquisa e Extensão; Augusto Andrade, diretor de Inovação e Empreendedorismo; e do procurador federal Roberto Vilas-Boas Monte.

WhatsApp Image 2026 02 05 at 17.46.24José Osman explicou que a proposta educacional dos Institutos Federais articula ensino, pesquisa, extensão e inovação de forma transversal, constituindo o alicerce da educação profissional e tecnológica e uma política de desenvolvimento dos territórios.

“Hoje nós vamos tratar justamente de como a execução dessas atividades, pelos nossos profissionais, fortalece a nossa proposta pedagógica para a formação de qualidade e, ao mesmo tempo, garante o desenvolvimento dos territórios com segurança institucional, assegurando o valor público, a integridade e, sobretudo, mais segurança para o servidor que participa”, afirmou o pró-reitor.

WhatsApp Image 2026 02 05 at 17.46.24 1Augusto Andrade abordou as oportunidades existentes para servidores (técnicos e docentes) e as vantagens para empresas que estabelecem parcerias com o IFS. “Para os servidores, temos a segurança jurídica para que possam atuar em projetos com empresas, inclusive com bolsa. Ela se dá por seguir a Política de Inovação do IFS, bem como as nossas regulamentações internas, e acompanhar os documentos padronizados da Advocacia-Geral da União (AGU). Já para as empresas, há a possibilidade de resolver problemas ou gerar novos produtos.”

No caso específico das bolsas, Augusto explicou que elas estão vinculadas a projetos desenvolvidos em parceria com empresas ou instituições externas ao IFS.

A segurança jurídica também foi destacada pelo procurador federal Roberto Vilas-Boas Monte, que apresentou possibilidades de atuação do servidor público na execução de outras atividades, tanto para técnicos administrativos quanto para docentes, especialmente aqueles em regime de dedicação exclusiva.

WhatsApp Image 2026 02 05 at 17.46.26“A lei dá margem a algumas atividades possíveis de serem feitas por esses servidores e a gente vai tentar trazer para o pessoal a discussão sobre isso, para que tenham ciência de suas possibilidades, das vedações legais e não se arrisquem em exercer atividades que não são permitidas por lei”, pontuou o procurador.

Tecnologia e apoio institucional

WhatsApp Image 2026 02 05 at 18.04.08Encerrando a programação, o economista do IFS e integrante do Núcleo de Análises Econômicas (NAEC), vinculado à Prodin, Wesley Oliveira, apresentou aplicativos desenvolvidos pelo Núcleo que dão suporte tanto à área quanto a outros setores da instituição.

“A ideia é apresentar alguns aplicativos que são úteis para que os próprios docentes utilizem na elaboração de projetos, na busca por recursos externos e internos e na construção das justificativas, já que são ferramentas que simplificam a busca por esses dados”, explicou.

Wesley ressaltou que todos os programas estão reunidos em uma única plataforma, o naec.pro. Entre eles, destacou o “IFS Conecta”, espaço no qual empresas podem divulgar vagas de emprego e estágio, enquanto alunos e egressos têm acesso às oportunidades.

“Traz vantagens para a empresa e para os estudantes, já que propicia essa divulgação gratuita e possibilita às empresas, por exemplo, terem acesso aos nossos estudantes e egressos”, destacou Wesley, ao lembrar que iniciativa semelhante já é desenvolvida por meio do Instagram @ifs.egressos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página