Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Combate ao racismo compõe segundo dia de atividades da JAE
Início do conteúdo da página
letramento racial

Combate ao racismo compõe segundo dia de atividades da JAE

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Publicado: Quarta, 11 de Fevereiro de 2026, 10h53 | Última atualização em Quarta, 11 de Fevereiro de 2026, 10h54

Essa etapa da programação da Jornada de Assistência Estudantil foi elaborada em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do IFS (Neabi)

IMG 0176O engajamento discente em temáticas relevantes à vida acadêmica segue em pauta no segundo dia de Jornada de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Sergipe. Na manhã desta terça-feira (10), a programação teve como mote o protagonismo dos estudantes na construção de uma educação antirracista.

IMG 0036Para abordar o assunto, a Diretoria de Assuntos Estudantis contou com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do IFS (Neabi). As atividades foram desenvolvidas junto aos discentes pelo coordenador geral do Neabi, professor Alexandre de Oliveira, e pelos coordenadores locais do núcleo: professora Eline Santos (Lagarto e Estância); professor Gabriel Lima (Poço Redondo); professor Jonatha Santos (São Cristóvão) e o técnico em Assuntos Educacionais, Vitor Vilas Bôas (Propriá).

A dinâmica iniciou com uma palestra, ministrada pelo professor Alexandre de Oliveira; prosseguiu com relatos de experiências de estudantes de diferentes campi que atuam no Neabi; e encerrou com a divisão dos 92 alunos participantes em seis grupos, que elaboraram ideias e propostas de atividades que podem ser desenvolvidas para discutir as relações étnico-raciais e promover equidade.

IMG 0116Luiz Henrique Gomes cursa Informática na modalidade técnico integrado no Campus Propriá. Ele teve a oportunidade de dialogar com seus pares sobre o reencontro com seus antepassados indígenas, processo que tem se intensificado nos últimos meses. “Eu sempre soube dos meus familiares, mas, há um ano e meio, o Neabi vem me ajudando no resgate da minha ancestralidade, vem me inspirando a buscar minhas raízes e minha árvore genealógica, além de me levar a pensar a respeito de como decolonizar o saber”, explicou.

IMG 0106Já Ana Julia Santos estuda arquitetura no Campus Lagarto e iniciou sua jornada no Neabi em agosto do ano passado. “Em momentos específicos, sinto que precisamos de afeto e acolhimento em um ambiente com pessoas que nos enxergam e nos reconhecem e o Neabi me trouxe esse conforto no ambiente acadêmico. Me apropriei de conceitos que eu não conhecia e ligado a isso iniciei também uma pesquisa sobre símbolos Adinkras, uma forma de resgatar e reconhecer elementos da diáspora africana presentes na arquitetura, que usualmente não são trazidos na grade curricular”.

IMG 0186Para o professor Alexandre de Oliveira, que está à frente do Neabi desde 2022, é de essencial importância dar centralidade à pauta racial. Ele defende que não se trata de um modismo e que é primordial discuti-la no âmbito do IFS, onde 70% do corpo discente se autodeclara negro. “Ao longo do tempo, estamos avançando ao fortalecer nossas atividades e aprovar nosso regulamento. Sabemos que um grupo se faz na ação, por isso queremos ouvir essas ideias e propostas que devem se refletir também no ensino e no currículo", explicou.

IMG 0041Atualmente, o Neabi tem grupos em todos os campi do IFS. Os coordenadores locais presentes reforçaram o convite aos participantes da JAE. “O intuito de estarmos aqui hoje na Jornada é lembrar que o Neabi é um espaço de acolhimento e letramento e que pessoas não negras também são bem-vindas. Nós acreditamos que é na diferença que a gente cresce”, enfatizou a professora Eline Santos.

A II Jornada de Assistência Estudantil do IFS e o I Encontro de Estudantes do IFS prosseguem até quinta-feira (12), no Hotel DelMar, em Aracaju, com a participação de estudantes dos dez campi do IFS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página