Roda de Conversa discute as memórias institucionais acessíveis
Evento faz parte da 8ª Semana Nacional de Arquivos, que neste ano possui como tema “Arquivos Acessíveis”.
O Instituto Federal de Sergipe (IFS), através da Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo, vai realizar, nos dias 6 e 7 de junho, o evento "Roda de Conversa: memórias institucionais acessíveis". A ação faz parte da 8ª Semana Nacional de Arquivos, que neste ano enfoca o tema "Arquivos Acessíveis" e destaca a importância de tornar os registros históricos mais acessíveis e interativos para a comunidade.
O evento é gratuito e aberto a estudantes, professores, técnicos administrativos, colaboradores, bolsistas e o público em geral. As inscrições podem ser feitas através do Sistema de Publicação do IFS (Sispubli) entre os dias 20 de maio e 4 de junho. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFS no YouTube.
A Roda de Conversa busca revisitar a história do Instituto e discutir a relevância da preservação digital e o acesso aberto a documentos históricos. “Nosso principal objetivo é destacar o papel do IFS na coleta, preservação, organização e disponibilização do patrimônio cultural e arquivístico sob nossa responsabilidade, seja para fins educacionais, pesquisa, enriquecimento cultural e entretenimento”, explica a coordenadora do evento, Manuela do Nascimento Silva. Os objetivos específicos incluem debater as potencialidades e desafios tecnológicos para a democratização da informação e analisar como as políticas públicas podem facilitar o acesso aos arquivos.
Programação
O evento começa no dia 6 de junho com uma sessão de abertura seguida por uma discussão que explorará as "Potencialidades e os limites da tecnologia como ferramenta para democratizar o acesso à informação". No dia seguinte, o tema "Políticas Públicas de Acesso à Informação" será abordado por um especialista convidados. Cada dia de evento terminará com um bate-papo aberto, permitindo interação entre os especialistas e o público.
A 8ª Semana Nacional de Arquivos acontecerá entre os dias 3 e 9 de junho de em todo o Brasil e tem como referência o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho. O dia foi escolhido na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos em 2007 e remete à criação do Conselho pela Unesco, em 1948.
Redes Sociais