Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa > IFS tem projeto aprovado pelo CNPq na área de agroecologia
Início do conteúdo da página

IFS tem projeto aprovado pelo CNPq na área de agroecologia

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2016, 10h54 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
São Cristovão 6O projeto intitulado ‘Criação agroecológica de galinha de capoeira: fortalecimento da agricultura familiar e empoderamento de mulheres e jovens em comunidades rurais de Sergipe’, desenvolvido pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), acaba de ser aprovado pelo CNPq.

A iniciativa busca a manutenção do Núcleo de Estudos Agroecológico (NEA) do IFS - Campus São Cristóvão, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e coordenado pela professora Irinéia Rosa do Nascimento. Participam do núcleo professores, técnicos administrativos e estudantes do curso superior de Tecnologia em Agroecologia.

galinha caipiraO projeto, que busca contribuir com a construção de modelos agroecológicos de criação de galinha de capoeira/caipira, também irá colaborar para a edificação do curso superior de Tecnologia em Agroecologia, através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão. Essa iniciativa possibilitará a construção de conhecimentos técnico-científicos e o resgate de saberes tradicionais, diante das realidades vivenciadas nos agroecossistemas participantes do projeto.

Desenvolvimento

O projeto será desenvolvido durante dois anos, permitindo a integração entre estudantes regulares e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – (Pronera) do curso superior de Agroecologia, professores/pesquisadores e agricultores/criadores no desenvolvimento de práticas agrícolas e agropecuárias baseadas em princípios e processos agroecológicos.

O desenvolvimento da pesquisa se dará no Campo Experimental de Agroecologia do Campus São Cristóvão e nos projetos de assentamento Moacir Wanderley (Povoado Quissamã) e Rosa Luxemburgo II (Povoado Poxim), ambos situados no entorno da instituição. O projeto deve, ainda, ser expandido para o Território Quilombola Brejão dos Negros, localizado no município Brejo Grande.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57