Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Extensão e Cultura > Após registrar mais de 500 inscritos na seleção, IFS inicia curso de francês básico com turmas presenciais
Início do conteúdo da página
IDIOMAS

Após registrar mais de 500 inscritos na seleção, IFS inicia curso de francês básico com turmas presenciais

Publicado: Quarta, 11 de Março de 2026, 11h37

WhatsApp Image 2026 03 11 at 09.03.25Iniciativa da Assessoria de Relações Internacionais reúne 60 estudantes selecionados e marca avanço nas ações de internacionalização da instituição

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) iniciou, no dia 25 de fevereiro, as aulas presenciais do Curso de Francês Básico, iniciativa voltada à ampliação da formação linguística da comunidade acadêmica e ao fortalecimento das estratégias de internacionalização da instituição. A oferta despertou grande interesse: ao todo, 514 pessoas se inscreveram no processo seletivo, demonstrando a forte demanda por oportunidades de aprendizagem de idiomas no âmbito institucional.

A partir dessa procura, foram formadas duas turmas presenciais com 30 estudantes cada, totalizando 60 participantes selecionados. As aulas ocorrem na Sala de Extensão da Reitoria do IFS e seguem até o dia 17 de junho de 2026, somando uma carga horária total de 45 horas. As atividades são realizadas às quartas-feiras, com uma turma no período da manhã e outra no período da tarde.  

Os estudantes que concluírem o Módulo Básico I terão a oportunidade de dar continuidade aos estudos no Módulo Básico II, previsto para o segundo semestre de 2026. A proposta é aprofundar as competências linguísticas desenvolvidas ao longo da primeira etapa e consolidar o processo de aprendizagem iniciado neste semestre.

Intercâmbio acadêmico

WhatsApp Image 2026 03 11 at 09.02.12As aulas são ministradas por estudantes bolsistas do curso de Letras Português–Francês da Universidade Federal de Sergipe (UFS), participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX). O trabalho é acompanhado por Renilson Oliveira, docente de língua francesa do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS. Durante o curso, os participantes têm contato com fundamentos da língua francesa e desenvolvem competências básicas de comunicação, incluindo compreensão oral, leitura e produção escrita.

A proposta pedagógica prioriza um ambiente de aprendizagem participativo, com atividades que estimulam a interação entre os estudantes e a prática constante do idioma. Além dos aspectos linguísticos, o conteúdo também aborda elementos culturais relacionados aos países francófonos, ampliando a compreensão dos estudantes sobre diferentes contextos socioculturais ligados ao francês.

Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor de Relações Internacionais do IFS, explica que o curso integra a estratégia institucional de ampliar oportunidades acadêmicas para estudantes e servidores. “O domínio de línguas estrangeiras amplia o acesso a publicações científicas, programas de mobilidade e intercâmbios acadêmicos, além de favorecer parcerias com instituições internacionais”, afirma Frederico, segundo o qual a procura expressiva pelo curso também revela o interesse da comunidade por iniciativas que ampliem a formação linguística e fortaleçam o diálogo intercultural dentro do ambiente acadêmico.

Fim do conteúdo da página