Página inicial > Últimas Notícias > Extensão e Cultura > Atividades de extensão promovidas pelo IFS ampliam formação cidadã
COMUNIDADE

Atividades de extensão promovidas pelo IFS ampliam formação cidadã

Escrito por NAJARA LIMA | Criado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 09h41 | Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 09h41

Cursos de extensão e atividades culturais acontecem na Sala de Extensão da Propex, localizada no Campus Aracaju

Coral CantIFSUma ampla programação dedicada a expandir a formação acadêmica e cidadã de toda a comunidade. É isso o que o Instituto Federal de Sergipe (IFS) apresenta a estudantes, servidores efetivos e terceirizados e aos membros da comunidade externa, na Sala de Extensão Propex (40D), localizada no andar superior do bloco do Posto Médico, no Campus Aracaju.

Aula curso ArturSegundo Artur Farias, responsável pela coordenação da programação, são realizadas no local diversas oficinas, aulas de musicalização, capacitações, intervenções, palestras e debates. “Uma grande novidade é o Programa de Capacitação Profissional (PCP), com cursos profissionalizantes nas áreas de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho. Já estão acontecendo as aulas dos cursos Atendente de Farmácia e NR20, mas assim que essas turmas forem finalizadas, serão abertas novas inscrições para as comunidades interna e externa”, garante.

Cultura

No viés cultural, acontecem diversas atividades, como o coral CantIFS e as oficinas de técnica vocal e teatro, voltadas para toda a comunidade e com inscrições abertas permanentemente. O coral, sob regência do maestro Daniel Freire, tem ensaios às segundas e quartas-feiras, às 18h, e às terças-feiras, às 15h. As inscrições podem ser feitas sempre durante os ensaios.

Já a oficina de técnica vocal, coordenada pela soprano Christiane Alves, utiliza a metodologia de turmas em dupla ou trio durante as manhãs e tardes de terças e quintas-feiras. A oficina de teatro, sob o comando de Walisson Bispo, acontece às quartas-feiras, às 14h e às 18h. Os interessados nas oficinas devem se inscrever no horário das aulas, mas é preciso verificar a disponibilidade de horários e vagas com o facilitador.

Em breve

Oficina de violãoAlém das atividades que já acontecem na Sala de Extensão 40D, outras já estão previstas para acontecer em breve. “São as oficinas de arte em origami, desenho japonês e reciclagem, que integram o programa ‘Subjetivação Criativa’, que vai trabalhar a cognição e a educação ambiental. Pretendemos, ainda, levar o Programa de Capacitação Profissional e algumas oficinas culturais para outros campi do IFS”, adianta Artur.

Ainda em 2017, será reiniciada a oficina de violão e iniciadas as oficinas de violino, cordas e sopro, projeto sob responsabilidade do professor Alvino Argolo e do maestro Daniel Freire.