Página inicial > Últimas Notícias > Extensão e Cultura > Alunos podem representar Sergipe em projeto da Câmara dos Deputados
PARLAMENTO JOVEM

Alunos podem representar Sergipe em projeto da Câmara dos Deputados

Criado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 18h16 | Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 18h16 | Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2017, 07h46

Evento contou com a presença de diretores e representantes das Diretorias Regionais de Educação

Parlamento Jovem FOTONa última segunda-feira, dia 3, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Assessoria Internacional, participou da reunião de divulgação da 14ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), realizada com intuito de incentivar estudantes e professores a ingressarem no projeto. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, contou com a presença de diretores e representantes das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

DanielleA assessora de Relações Internacionais do IFS, Daniele Almeida, aproveitou a oportunidade para destacar a importância que experiências como o PJB possuem na vida dos estudantes. “Uma vez que eles vislumbram sair da sala de aula e conhecer outras perspectivas de convívio social, isso é muito importante. O fato de ainda na juventude eles poderem começar a se posicionar diante do nosso contexto político, isso aumenta a possibilidade de uma atuação condizente com o que a gente gostaria que acontecesse no Brasil", declarou.

grande estudante parlamento jovem FotosEugênioBarreto20082015 Lucas GOESDesde 2012, os estudantes do IFS figuram entre os nomes selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro. No ano de 2012, Wasley Figueiredo conquistou uma vaga no PJB, seguido por Tiago Dias, em 2013, ambos alunos do Campus Lagarto. Em 2014, dos quatro estudantes sergipanos classificados para a 2ª etapa de seleção do parlamento, três eram alunos do IFS, são eles: Erleyvaldo Bispo, do Campus São Cristóvão; Mikael Neres, do Campus Lagarto; e Daniel Silva, do Campus Aracaju. Já no ano de 2015, foi o aluno de Edificações do Campus Lagarto, Lucas Goes, que teve seu projeto escolhido pela equipe do PJB e representou Sergipe no programa.

PJB

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente como objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

Para concorrer a uma vaga, os estudantes precisam criar um projeto de lei que deverá tratar sobre temas nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; e Educação, Cultura, Esporte e Turismo. A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Desde então, já participaram do projeto 924 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio.

Inscrições, seleção e atividades

As inscrições para o PJB acontecem até o dia 9 de junho, através de formulários que estarão disponíveis na própria unidade de ensino. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizará a seleção estadual dos quatro melhores projetos de lei com base em critérios pré-definidos pelos parlamentares. Em seguida, a Câmara realizará uma seleção final dos projetos enviados pelos estados e serão divulgados os 78 estudantes que se tornarão jovens deputados, representando todas as unidades federativas do país.

No período de 25 a 29 de setembro de 2017, os alunos vencedores irão a Brasília para vivenciarem os trabalhos dos deputados federais, com todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados. Mais informações podem ser obtidas através do site www.camara.leg.br/pjb.

*Com informações da Seed