Aquisição de instrumentos amplia presença da Sala de Extensão na comunidade
Além dos cursos de música, espaço também oferta oficinas de Produção de Texto e Massoterapia.
Contribuir com o crescimento educacional e o desenvolvimento intelectual estão entre os objetivos do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Além de fazer isso através dos cursos que são oferecidos semestralmente, a instituição sabe que existem inúmeras outras formas de despertar o interesse não só dos alunos, mas de toda a sociedade. E foi pensando nisso que a Sala de Extensão Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) foi criada e, posteriormente, ampliada. Com o slogan ‘Mais cultura, mais cidadania por todos os cantos!’, o espaço possui o objetivo de expandir a formação acadêmica e cidadã da comunidade.
Localizada no pavimento térreo do bloco do Posto Médico do Campus Aracaju, a Sala de Extensão concentra as oficinas de técnica vocal (com a soprano Christiane Alves), teatro (com Wallysson Bispo), coral cantIFS (com o Maestro Daniel Freire), além das novas oficinas de violoncelo,contrabaixo (com Thiago Salvino), violino e viola de arco (com Rafael Maisena). A disponibilização dos cursos mais recentes foi possível graças à ampliação da estrutura e da aquisição de novos instrumentos.
Além do Campus Aracaju, o projeto conta com parceria nos demais campi. Recentemente, com o apoio da biblioteca do Campus Itabaiana, foi realizada a oficina de ‘Desenho e Literatura’ para os estudantes dos cursos integrados de Informática e de Agronegócio. No dia 27 de setembro, foi promovido o Dia de Prevenção e Combate ao Incêndio, no Campus Tobias Barreto.
Novidades
O responsável pela coordenação da programação no Campus Aracaju, Artur Farias, nos contou as últimas novidades da Sala de Extensão. “Em parceria com a Diretoria Geral de Bibliotecas, promovemos a mostra #EuExpresso, com poesias de estudantes, para valorizar e estimular a escrita. Ainda no Campus Aracaju, com apoio da Gerência de Apoio à Inclusão (GAI) e da Coordenadoria de Educação Física (Coefe), estamos viabilizando a Copa Pós-Médio de Futsal, sob coordenação do professor Oswaldo Mendonça, para promover o estímulo ao esporte”, afirma.
No espaço da Propex, são oferecidas também outras atividades, como oficina de Redação e Produção de Texto, Conversação em Espanhol e Massoterapia, bem como os cursos de capacitação de Atendente de Farmácia e NR20/Frentista. Com frequência, são promovidos palestras, fóruns de discussão e intervenções, que acontecem de acordo com a disponibilidade de salas nos campi. “A boa resposta do público, com demandas sempre crescentes, é o maior estímulo para que tudo isso aconteça”, ressalta Artur Farias.
Matéria originalmente publicada na edição de agosto do jornal A PRÉVIA
Redes Sociais