Página inicial > Últimas Notícias > Ensino > Capacitação de profissionais visa inclusão de surdos na educação em Sergipe
EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Capacitação de profissionais visa inclusão de surdos na educação em Sergipe

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 14h48

Card matéria Sem títuloIFS vai receber Assessoria Técnica do INES e ofertará curso de aperfeiçoamento em ensino bilíngue

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizará duas importantes iniciativas voltadas à capacitação de profissionais da educação: a recepção da Assessoria Técnica do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e a oferta de um curso de aperfeiçoamento em ensino bilíngue (Libras/Português). Essas ações, que acontecerão em agosto e setembro, representam um significativo avanço na inclusão de estudantes surdos no ambiente educacional de Sergipe.

Neste ano, o INES lançou um edital para a seleção de órgãos de educação das três esferas interessados em receber Assessorias Técnicas. O IFS, por meio do Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (Naedi), da Pró-reitoria de Ensino, foi selecionado e receberá a Assessoria Técnica no período de 27 a 29 de agosto, no Campus Socorro.

O treinamento, que terá duração de 24 horas, distribuídas em três dias consecutivos, contará com 60 vagas, destinadas a profissionais do IFS e de outras instituições de Sergipe que atuam ou buscam formação para trabalhar com estudantes surdos. A Assessoria Técnica do INES visa capacitar os profissionais da educação para promover a inclusão educacional e social dos estudantes surdos para fortalecer as práticas pedagógicas voltadas para a educação bilíngue (Libras/Português).

O evento é gratuito e as vagas foram distribuídas entre profissionais do IFS e das instituições que receberam o convite, como a Universidade Federal de Sergipe, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Estadual de Educação, o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação de Surdos de Sergipe (IPAESE) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe.

Ensino bilingue

Além da Assessoria Técnica, o IFS, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) e da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBS), lançará o curso “O sistema educacional numa perspectiva de ensino bilíngue (Libras/Português)”. Esse curso de aperfeiçoamento será ofertado na modalidade EAD, via Moodle institucional, com carga horária de 90 horas, entre setembro e novembro, destinado a 200 cursistas que atuam, preferencialmente, na rede pública de ensino.

Segundo Christianne Rocha, coordenadora do Naedi, o curso visa desenvolver habilidades relacionadas ao letramento na perspectiva da educação de surdos, compreender os diferentes papéis entre tradutor e intérprete de Libras, professor regente e professor bilíngue, além de orientar na construção de materiais pedagógicos em português escrito como segunda língua. “Essas ações reforçam a importância de capacitar toda a rede de educação, promovendo a inclusão e melhorando a qualidade do ensino para estudantes surdos em Sergipe”, acrescenta.