Página inicial > Últimas Notícias > Ensino > Mostra Pedagógica celebra dez anos do Profuncionário no Brasil

Mostra Pedagógica celebra dez anos do Profuncionário no Brasil

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 28 de Janeiro de 2016, 09h15 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Foto-2---Ascom-SeedDentro de uma instituição de ensino, a tarefa de educar não cabe apenas aos professores. No processo de formação dos alunos, profissionais que exercem funções administrativas – como merendeiras, secretárias, vigilantes e agentes de serviços gerais – atuam também como parceiros dos docentes. Há 10 anos, capacitar esses colaboradores é o objetivo do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores (Profuncionário). No sábado, 30, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) vão realizar, no Hotel Mercure, a 3ª Mostra Pedagógica do programa. No evento, serão apresentados os resultados dos cursistas na atividade Prática Profissional Supervisionada.

Foto-1---Ascom-SeedOs cursos que são ofertados no Profuncionário estão em sintonia com as necessidades dos trabalhadores que atuam no apoio administrativo das escolas. O programa dá oportunidade de capacitação em cursos técnicos a distância em Secretaria, Alimentação e Infraestrutura Escolares, além de Multimeios Didáticos. São 1.260 horas distribuídas em 16 módulos nas formações pedagógicas, específicas e de prática profissional. No estado, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) já foi responsável pela certificação de mais de 1.200 alunos nas duas edições do programa que estiveram sob sua responsabilidade.

Fatima-Lopes-Menezes---Coordenadora-Estadual-do-ProfuncionárioDurante a Mostra, as equipes de cada turma apresentarão um trabalho com temática relacionada à sua profissão, utilizando slides, fotos, vídeos, dramatizações ou quaisquer outros meios. De acordo com Maria de Fátima Menezes, coordenadora estadual do Profuncionário, em Sergipe o programa foi implantado em 2009 na modalidade semipresencial. "A atividade de sábado será a culminância de todos os cursos técnicos que ofertamos e reunirá cerca de 350 alunos. Dentre eles, estão servidores não-docentes da Secretaria de Estado da Educação e do Município".

Capacitação

Um dos estudantes do Profuncionário é Johan Alves Bezzera, de 44 anos. Vigilante desde 2008 do Colégio Estadual Governador Djnal Tavares Queiroz, Johan está concluindo o curso de Infraestrutura Escolar. "O curso transmite metodologias pedagógicas que nos habilitam a conversar com alunos e professores. Em resumo: é reconhecida a importância que a gente tem no processo educativo". Apenas no IFS, a execução do programa envolve cerca de 60 profissionais, entre tutores, coordenadores, professores e apoio administrativo. A turma que vai apresentar trabalhos no evento entrou em 2014 e concluirá os cursos em março deste ano.

Sandra-Costa-1A diretora de educação a distância e coordenadora do Profuncionário no IFS, Sandra Costa Pinto Hoentsch Alvarenga, explica que o grande propósito do programa é incluir na condição de educadores os trabalhadores não-docentes em exercício nas unidades escolares. "A Mostra vai indicar a interferência que já está sendo observada por nós dos nossos cursistas nas comunidades nas quais estão inseridos", revela Sandra. O programa atualmente é executado nos municípios de Aracaju, Estância, Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e da Glória, Lagarto, Japaratuba, Capela e Canindé do São Francisco.

Com informações da Ascom SEED/SE