Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Parceria firmada com a UFS permitirá ações conjuntas em educação e gestão
COOPERAÇÃO

Parceria firmada com a UFS permitirá ações conjuntas em educação e gestão

Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2024, 14h54

DPP Termo de Cooperação Técnica UFS IFS siteA vigência da cooperação é de 60 meses, com possibilidade de renovação mediante acordo mútuo

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) com o objetivo de promover ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa, inovação, extensão e gestão. A parceria foi formalizada pelo Reitor da UFS, Valter Joviniano de Santana Filho, e pela Reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade. A vigência do termo é de 60 meses a partir da data de assinatura, com possibilidade de renovação mediante acordo mútuo.

O acordo prevê o compartilhamento de recursos e instalações entre as duas instituições, a concessão de vagas em disciplinas e estágios, a promoção de mobilidade estudantil e a realização de eventos acadêmicos conjuntos. Além disso, ambas as instituições irão colaborar em editais para captação de recursos e no desenvolvimento de projetos específicos que beneficiem suas comunidades acadêmicas.

Entre os benefícios esperados com a implementação do termo, destacam-se a melhoria na infraestrutura das instituições e a ampliação das oportunidades de aprendizado para os estudantes. As ações previstas incluem o compartilhamento de salas de aula, laboratórios, bibliotecas e áreas esportivas, além de apoio para a participação de alunos em eventos acadêmicos e científicos.

Mário André de Freitas Farias, diretor de pesquisa e pós-graduação, explica que a cooperação técnica entre as instituições sergipanas é fundamental para a comunidade acadêmica do IFS, pois promove o aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão. “Ao permitir o compartilhamento de recursos físicos e humanos com a UFS, o acordo facilita a oferta de oportunidades de aprendizado mais amplas e diversificadas para os estudantes”, aponta o diretor, segundo o qual a iniciativa tem a capacidade de fortalecer a base educacional e enriquecer as capacidades de pesquisa e inovação do IFS, contribuindo significativamente para o crescimento acadêmico e profissional dos alunos e professores envolvidos.