Comunidade acadêmica comemora centenário do Campus São Cristóvão
Solenidade foi marcada por homenagens aos servidores aposentados, exibição de vídeo e apresentações artísticas
Por: Najara Lima
Fotos: Andrei Ferreira e Luís Otávio
O Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda do 28º Batalhão de Caçadores, marcou o início da solenidade comemorativa dos 100 anos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristóvão. A cerimônia, realizada nesta quinta-feira, 31, contou com a presença de diversos membros da comunidade acadêmica, entre professores e servidores, aposentados e da ativa, além de egressos e estudantes do campus, bem como de autoridades locais.
Presente no evento, a reitora do IFS, Ruth Sales, não escondeu a alegria em fazer parte de um momento tão marcante para a instituição. “Tenho certeza de que tantas e tantas pessoas passaram por aqui e deram o melhor de si para que esse campus se desenvolvesse. Esse, que é o único campus a oferecer o regime de internato, oferecendo moradia, alimentação e educação de qualidade a inúmeros jovens que não têm como se deslocar da sua cidade até a escola. Esse é o nosso compromisso com a inclusão, que deve estar no radar de todas as pessoas que pensam a educação nesse país”, afirma a docente.
O diretor geral do Campus São Cristóvão, Marco Arlindo Nery, lembrou que, nesses 100 anos, a unidade passou por diversos momentos históricos e diferentes cenários políticos. “E esse campus é resultado disso tudo. O diferencial do internato nos permite que sejamos o campus com maior abrangência, não só no interior sergipano, como também nos estados vizinhos”, ressalta.
Programação
Uma justa homenagem aos servidores aposentados do Campus São Cristóvão foi realizada durante solenidade. Lani Walcélia Cipriano, professora aposentada do campus há quatro anos, foi uma das homenageadas no evento. “Trabalhar com educação não tem segredo; a chave é o amor. Tenho muitas recordações excelentes dos 25 anos em que trabalhei aqui”, destaca.
Com apenas 17 anos, o estudante Eric Arthur Silva de Lima, do 3º ano do curso técnico integrado de Agroindústria, preside o grêmio do campus desde setembro de 2023. Ele conta que a qualidade do ensino na instituição é excelente, apesar de reconhecer que alguns aspectos da infraestrutura devem ser melhorados. “Mas, com o tempo, conseguimos. Estamos sempre conversando com os alunos, pra conhecer suas demandas, e com a direção, para comunicar as nossas reivindicações”, conta o aluno.
Após as homenagens, foi exibido o vídeo “Memórias de um Campus Centenário”, produzido pelo professor Antônio José de Jesus Santos, também responsável pela edição e produção musical, texto do diretor Marco Arlindo Nery e narração da psicóloga do campus, Ana Cecília Campos Barbosa.
Finalizando o evento, o público presente participou de um almoço festivo e assistiu a diversas apresentações artísticas.
As comemorações, que se iniciaram no dia 25 de outubro, serão encerradas na próxima sexta-feira, 1º de novembro, com a realização da Corrida do Centenário (3km e 5km) e a palestra “Formação e Empreendedorismo”.
Redes Sociais