IFS promove I Encontro de Protocolos e Arquivos
O auditório do prédio do Pronatec/IFS foi palco, na última quinta-feira, 14, do I Encontro de Protocolos e Arquivos do Instituto Federal de Sergipe (I EPA-IFS). Com o tema 'A interdependência do protocolo e arquivo para a gestão documental da instituição', o evento teve como objetivo padronizar a classificação documental no IFS, reduzindo as incongruências na abertura de processos e evitando uma reclassificação no momento do arquivamento.
Segundo Nadine D'Oliveira, coordenadora geral de Protocolos e Arquivos, o protocolo e o arquivo de uma instituição federal de ensino são setores essenciais para o bom desenvolvimento das atividades administrativas e educacionais. "Para que ambos trabalhem de forma mais eficiente e eficaz, faz-se necessária a padronização de determinados procedimentos típicos dessas unidades", afirma.
O I EPA-IFS teve como foco a conscientização dos funcionários sobre a interdependência do protocolo e arquivo para a gestão documental da instituição, principalmente no que diz respeito à atividade de classificação, assim como o debate sobre as experiências dos funcionários nas rotinas dos setores e na utilização do Sipac.
O evento
Após a abertura do evento, realizada pela arquivista Nadine D'Oliveira, foi ministrada a palestra 'A relação protocolo e arquivo: uma abordagem na perspectiva da classificação', pela arquivista Ulda Leite, coordenadora de Protocolo e Arquivo do Campus Lagarto. O evento também contou com a participação do técnico de Tecnologia da Informação Carlson Santana, líder de processos do Sipac, no debate 'Sistema Sipac: compartilhando experiências'.
Já a oficina 'Classificação: definição de atividade meio e fim, explanação sobre as tabelas e os códigos, análise de assunto e classificação de processos', teve como facilitadoras as arquivistas Derian Conceição e Dulce Sousa, dos campi São Cristóvão e Aracaju, respectivamente. Também participaram do evento técnicos administrativos, servidores terceirizados e coordenadores que atuam no Protocolo e no Arquivo da Reitoria e dos campi Lagarto, Aracaju, São Cristóvão, Estância, Itabaiana e Propriá.
Redes Sociais