Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Servidores do IFS participam de minicurso de desenvolvimento mobile

Servidores do IFS participam de minicurso de desenvolvimento mobile

Escrito por NAJARA LIMA | Criado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 08h13 | Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 08h13 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2016, 08h45

Iniciativa da Proen e DTI pretende possibilitar o desenvolvimento de tecnologia inovadora pela comunidade acadêmica.

Xamarin 1Entre os dias 22 e 24 de novembro, docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) participaram do minicurso ‘Desenvolvimento Mobile com Xamarin’. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e tem o objetivo de proporcionar aos servidores o conhecimento de ferramentas tecnológicas que atendem de forma simplificada às demandas mercadológicas atuais.

Com a promoção do minicurso, o intuito é contribuir para a criação de um ambiente em que a formação continuada dos servidores seja promovida e incentivada. Os organizadores ressaltam que o conhecimento de tecnologias gratuitas como o Xamarin tem um impacto positivo nas atividades docentes.

A promoção de eventos como esse tem o objetivo de fomentar a criação de grupos de pesquisa e extensão abordando o uso da plataforma, além de possibilitar o desenvolvimento de tecnologia inovadora pela comunidade acadêmica. Isso porque o Xamarin é uma plataforma gratuita, de linguagem acessível e de alto alcance, podendo atingir usuários de smartphones de diversos sistemas operacionais, como Android e iOS.

Importância

Xamarin 2Para o professor Wanderson Roger, gerente de Ensino do Campus Itabaiana e aluno do minicurso, ações como essa são muito importantes. “Isso porque nos possibilita aprimorar e desenvolver nossos conhecimentos na ferramenta Xamarin. E, ao aplicá-los em sala de aula, contribuiremos para a formação de profissionais cada vez mais competitivos”, destaca.

Já Ricardo Ariel, docente do Campus Aracaju, afirma que é de suma importância que o IFS promova o acesso a tecnologias de ponta, com vistas a uma formação técnica e tecnológica de qualidade. “Parabenizo a iniciativa, que faz do IFS uma instituição com diferenciais em sua formação educacional, por estimular o processo de capacitação através de suas próprias competências, fazendo com que os docentes vivam um intercâmbio de experiências dentro de seu ambiente de trabalho”, enfatiza o professor.