Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Instituições federais têm avaliação acima da média em ranking internacional de educação
Início do conteúdo da página
DESEMPENHO

Instituições federais têm avaliação acima da média em ranking internacional de educação

Escrito por NAJARA LIMA | Criado: Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 09h56 | Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 09h56 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 11h50

Avaliação coloca Rede Federal no mesmo nível ou acima da média dos países desenvolvidos.

PisaEm meio à constante divulgação de avaliações negativas acerca da educação brasileira, finalmente foi divulgada uma boa notícia. As instituições públicas federais de educação do Brasil foram muito bem avaliadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Na avaliação citada, o Brasil ficou em 63º lugar entre 72 países, se considerarmos a totalidade das escolas do país. Mas, se fossem levadas em conta apenas as instituições federais de ensino, o país ficaria em 11º lugar no ranking internacional, um ponto acima da Coreia do Sul, que teve uma média de 516 pontos.

Pisa leituraO exame em questão avalia jovens de 15 anos, independentemente do ano escolar em que se encontrem, e compara a qualidade de ensino em diferentes países em três áreas: Ciência, Leitura e Matemática. A nota reúne os resultados de escolas públicas e particulares.

Nas três matérias avaliadas, a rede federal, além de ter ficado muito acima da média das escolas particulares, também se manteve no mesmo nível ou superou a média dos países desenvolvidos. No ranking, a diferença significaria uma distância de dez posições entre particulares e federais.

Pisa matemáticaUm dos motivos apontados por especialistas para que as instituições federais no Brasil obtivessem esse resultado positivo é a alta valorização dos docentes. Há, nessas escolas, um plano de carreira, além de um grande incentivo para a qualificação desses profissionais.

 

Com informações da Intercept Brasil.   

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57